TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Senescência é um Processo Natural e Irreversível

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

  Senescência é um processo natural e irreversível, com o passar dos anos os indivíduos sofrem mudanças nos aspectos biológico social e psicológico.

O envelhecimento da população vem crescendo cada vez mais com a mudança na estrutura dessa faixa etária requerem das políticas públicas e dos profissionais que atuam junto a esta população atitudes voltadas à prevenção e a promoção da saúde.  

A fonoaudiologia aprofunda-se cada dia no aprimoramento de técnicas para o tratamento das patologias e as características do envelhecimento sobre prevenção das mesmas com o foco para a qualidade de vida. Com o envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que podem demandar a intervenção fonoaudiológica nas alterações da voz decorrentes da presbifonia, dificuldades auditivas devido à presbiacusia alteração ou dificuldade durante a deglutição pfresbifagia, e alterações na comunicação oral.

Presbifonia: as principais alterações do processo normal de envelhecimento na laringe, são calcificação das cartilagens laríngeas reduzindo sua mobilidade, atrofia dos músculos intrínsecos dificuldade para sustentar a fonação etc. Intervenção fonoaudiológica que estão relacionadas coma a voz do idoso serão considerada a variação individual. Investigar o quanto as modificações vocais interferem em sua vida pode auxiliar na indicação dos aspectos que deverão ser abordados na reabilitação fonoaudiológica.

Presbiacusia: a perda auditiva caracterizada do envelhecimento acomete principalmente as altas frequências e torna difícil a percepção dos sons. A perda auditiva periférica pode produzir um déficit no processamento auditivo diminuindo as habilidades em detectar e manter a ordem dos sons rapidamente. Além da deterioração auditiva, vai interferir no aspecto cognitivos. Há dois fatores cognitivos principais que contribuem e modulam as diferenças relacionadas a idade em situação de comunicação: a atenção e memória. Durante o diálogo, o processamento mais lento das informações pode fazer com que o idoso não entendam, quando elas são apresentadas rapidamente ou sem clareza. A intervenção a serem prestada serão realizada com o idoso familiares ou cuidador com orientações esclarecimento do diagnóstico, encorajamento para enfrentar as dificuldades, fornecer estratégias básicas facilitadoras de comunicação como falar de frente para o idoso falar mais claramente com velocidade de fala desacelerada, esclarecimento sobre a necessidade acompanhamento médico e audiológico.

Presbifagia: a deglutição também sofrem modificações ocorrem em todas as suas fases, por causa do envelhecimento das estruturas envolvias até mesmo o sistema neurológico. Os fatores da face oral são problema de mastigação por perdas dentárias ou próteses mal adaptadas, atrofia dos músculos labiais, hipertrofia lingual, diminuição das papilas gustativas, mucosa oral mais delgada, com menos elasticidades, diminuição da produção da saliva. Na fase faríngea, ocorre hipotonia faríngea, diminuição na eficiência de contração, diminuição na elevação da laringe, redução de sensibilidade da faringe e da laringe. O trabalho fonoaudiológico tem caráter transdisciplinar. O profissional participa de campanhas e programas para sensibilizar o idoso sobre a importância de preservar a saúde bucal, orientando a higienização oral sob diversas condições dentarias, com dentes naturais, doenças periodontais e próteses dentárias parciais ou totais. Atuam em grupos de conscientização sobre hábitos alimentares e incentivo ao abandono de hábitos nocivos como tabagismo etilismo. Com a promoção de saúde de forma global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com