TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de obtenção do Gás Natural

Por:   •  15/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  2.142 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

Introdução        2

1.        História do Gás Natural        3

3.        Ocorrência e origem        4

4.        Composição        4

5.        Classificação.        4

5.1.        Gás natural associado        5

5.2.        Gás não associado        5

6.        Processo de obtenção do Gás Natural        5

7.        Aplicação        5

7.1.        Residências, comércio e serviços        5

7.2.        Transportes rodoviários        6

7.3.        Indústrias        6

7.4.        Termelétricas / Energia        6

8.        Gás natural em Moçambique (Zonas de extração.)        6

9.        Importância do Gás natural para economia do país        7

12.        Gás Natural e Ambiente        8

Conclusão        9

Bibliografia        10


Introdução

O presente trabalho tem como tema “O Gás Natural”. Neste trabalho ira procurar-se saber acerca do historial do gás natural no mundo, saber seu conceito, conhecer, a sua composição, ocorrência, classificação, processo de extração, vantagens e suas desvantagens e por fim saber qual e a sua relação com o meio ambiente, ou seja, o seu impacto ambiental no mundo em que vivemos.

Para melhor entendimento o trabalho estará organizado da seguinte maneira: índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e por fim a sua bibliografia.


  1. História do Gás Natural

O gás natural é conhecido pela humanidade desde os tempos da antiguidade. Em lugares onde o gás mineral era expelido naturalmente para a superfície, povos da antiguidade como Persas, Babilónicos Gregos construíram templos onde mantinham aceso o "fogo eterno".

Um dos primeiros registros históricos de uso econômico ou socialmente aproveitável do gás natural, aparece na China, nos séculos XVIII e XIX. Os chineses utilizaram locais de escape de gás natural mineral para construir auto-fornos destinados à cerâmica e metalurgia de forma ainda rudimentar.

O gás natural passou a ser utilizado em maior escala na Europa no final do século XIX, com a invenção do queimador Bunsen, em 1885, que misturava ar com gás natural e com a construção de um gasoduto à prova de vazamentos, em 1890.

Porém as técnicas de construção de gasodutos eram incipientes, não havendo transporte de grandes volumes a longas distâncias, consequentemente, era pequena a participação do gás em relação ao óleo e ao carvão. Entre 1927 e 1931, já existiam mais de 10 linhas de transmissão de porte nos Estados Unidos, mas sem alcance interestadual, no final de 1930 os avanços da tecnologia já viabilizavam o transporte do gás para longos percursos.

  1. Gás natural (o que é?)

Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. O gás natural é mais leve que o ar, é inodoro, incolor e atóxico.

[pic 1]

  1. Ocorrência e origem

É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microrganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.

O gás natural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.

  1. Composição

O gás natural é formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos constituídos basicamente por átomos de carbono e hidrogênio. O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular. O que faz dele um combustível menos poluente é o fato de apresentar como produtos de combustão, além de vapor de água e dióxido de carbono, baixos índices de óxidos de enxofre e fuligem.

Elemento

Percentagem

Metano

88,5%

Etano

6,2%

Propano

2,2%

  C4+(Butanos)

0,8%

CO

1,8%

N

0,5%

  1. Classificação.

Na natureza, o gás natural é encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo (terrestre ou marinho), e em locais arenosos que contêm petróleo nas profundidades do subsolo.  Ele pode ser classificado em duas categorias:  associado e não associado:

  1. Gás natural associado

É aquele que, no reservatório, encontra-se em companhia do petróleo, estando dissolvido no óleo ou sob forma de uma capa de gás, isto é, uma parte superior da acumulação rochosa, onde a concentração de gás é superior à concentração de outros fluídos como água e óleo.

  1. Gás não associado

É aquele que, no reservatório, está livre do óleo ou este se encontra em concentrações muito baixas. Na acumulação rochosa porosa, a concentração de gás é predominante, permitindo a produção basicamente de gás.

  1. Processo de obtenção do Gás Natural

Etapa 1 - A etapa inicial é a exploração, que consiste em duas fases: a pesquisa e a perfuração do poço.

Etapa 2 - O gás deve passar por vasos separadores que são projetados e equipados para tirar os hidrocarbonetos e a água que estiver em estado líquido, e também as partículas sólidas.

Etapa 3 - Caso o gás esteja contaminado por compostos de enxofre, então ele é enviado para Unidades de Dessulfurização, onde esses contaminantes serão removidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (337.4 Kb)   docx (106.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com