TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Seminário Ciência do Ambiente

Por:   •  30/3/2019  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE BIOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA

Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Reinventando os serviços de saúde, Direitos da Terra e o Marketing Social

Com a evolução da medicina durante os anos, observou-se um progresso expressivo no combate às mais variadas doenças que assolavam a humanidade. Porém, recentemente, a sociedade vem tendo dificuldades em resistir contra novas enfermidades, e estas, não causadas por vírus, bactérias ou outros organismos, mas sim pela poluição do homem e pelos hábitos prejudiciais à saúde. Doenças como, diabetes, hipertensão e artrite, foram surgindo, mas apesar da prevenção clara, curas completas ainda são desconhecidas, e a medicina de imediato entra aqui como aliviadora dos sintomas, o que abre espaço para aqueles com a intenção de lucrar financeiramente, pois a prevenção não compensa, ao passo que a doença sim. Em todo o mundo, a principal ênfase da medicina deve ser a saúde, não a doença. Do ponto de vista ecológico, o sistema médico precisa se tornar mais "verde", desperdiçando menos energia, e emitindo menos substâncias tóxicas ao meio ambiente.

Atualmente, com a larga preocupação pelo meio ambiente, surgiu um novo ideal para que a política sustentável ganhasse status global, foi então apresentado os princípios de Direitos da Terra, direitos estes que vão desde flexibilizar leis a favor da natureza, até respeitar toda e qualquer espécie na tomada de decisões humanas. Dessa forma, é necessária que haja mudanças na maneira como a sociedade interage com o meio ambiente.

        Hoje em dia a mídia é uma ferramenta capaz de moldar culturas, e ela pode despertar as pessoas para uma vida de consumo exagerado ou para uma vida que visa à sustentabilidade. Não só os meios de comunicação de massa podem desempenhar esse papel, a arte, a música, também podem ser utilizadas para inspirar as pessoas a viverem uma vida mais sustentável.

Uma estratégia sofisticada do marketing é contar histórias de forma que as pessoas se identifiquem e consequentemente comprem determinado produto. Se tal estratégia funciona para promover o consumismo, ela pode servir para reeducar a população para terem hábitos saudáveis e sustentáveis.

O escritor e filósofo Joseph Campbell comprovou que as pessoas reagem às histórias, e isso gera mudanças de comportamento. Miguel Sabido, executivo da televisão mexicana, criou a política de Entretenimento – Educação, onde divulgava mensagens sobre saúde pública nas novelas. Isso gerou resultados positivos, provando mais uma vez que essa estratégia funciona muito bem.

Se tratando de assuntos ambientais, como a mudança climática, foi observado que o importante não é apenas informar a população sobre o assunto, e sim, convencer que é preciso agir e mudar de comportamento.

A mídia social é um recurso importante para o marketing social, pois através dela podem-se disseminar informações de forma rápida e com alcance muito maior do que por outros meios. Utilizando esses meios, o marketing social tem uma grande oportunidade de gerar mudança e levar a sociedade para um futuro sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com