TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Artigo: Sistema Digestório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

1- Cavidade bucal, laringe, esôfago, estomago, intestino delgado e grosso, reto e ânus.

2- Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.

Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino. Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.

3- Boca

4- Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.

5- A boca também referida como cavidade oral ou bucal é formada pelas bochechas (formam as paredes laterais da face e são constituídas externamente por pele e internamente por mucosa), pelos palatos duro (parede superior) e mole (parede posterior) e pela língua (importante para o transporte de alimentos, sentido do gosto e fala). O palato mole se estende posteriormente na cavidade bucal como a úvula, que é uma estrutura com forma de letra V e que está suspensa na região superior e posterior da cavidade bucal.

6- A cavidade da boca consiste em duas partes: o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca.

7- Parede posterior

8- Crianças têm 20 dentes decíduos (primários ou de leite). Adultos normalmente possuem 32 dentes secundários.

9- Incisivo, Canino, Pré-molar, Molar

10- A língua é o principal órgão do sentido do gosto e um importante órgão da fala, além de auxiliar na mastigação e deglutição dos alimentos.

11- A raiz é a parte posterior, por onde se liga ao osso hióide pelos músculos hioglosso e genioglosso e pela membrana glossohióidea; à epiglote, por três pregas da mucosa; ao palato mole, pelos arcos palato-glossos, e a faringe, pelos músculos constritores superiores da faringe e pela mucosa.

12- A face inferior possui uma mucosa entre o soalho da boca e a língua na linha mediana que forma uma prega vertical nítida, o frênulo da língua.

13- 1/3 posterior encontramos numerosas glândulas mucosas e folículos linfáticos (tonsila lingual)

14- Os tipos de papilas são: papilas valadas, fungiformes, filiformes e simples.

15- Os músculos extrínsecos são: genioglosso, hioglosso, condroglosso, estiloglosso e palatoglosso. Os intrínsecos são: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical.

16- Superior - corpo do esfenóide e proção basilar do osso occipital

Inferior - esôfago

Posterior - coluna vertebral e fáscia dos músculos longo do pescoço e longo da cabeça.

Anterior - processo pterigoideo, mandíbula, língua, osso hioide e cartilagens tireoide e crinoide.

Lateral - processo estiloide e seus músculos.

17- Nasal (nasofaringe), oral (orofaringe) e laríngea (laringofaringe).

18- O processo de deglutição pode ser dividido em três fases: oral, faríngea e esofagiana. A fase oral tem como estágios o transporte, a modificação da consistência do bolo alimentar e produção de uma onda, que parte da ponta da língua para a parte posterior, comprimindo o palato duro, de forma que o bolo alimentar se dirija ao palato mole. E a passagem do bolo alimentar pelo palato mole produz o início da fase faríngea, que já é uma atividade motora bastante involuntária.

19- Esôfago

20- Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traqueia.

Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traqueia e a coluna vertebral).

Porção Abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado, formando nele a impressão esofágica.

21- O estômago está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anteriormente ao pâncreas, superiormente ao duodeno e a esquerda do fígado. É parcialmente coberto pelas costelas. O estômago está localizado no quadrante superior esquerdo do abdome (Ver quadrantes abdominais no menu principal), entre o fígado e o baço.

22- O estômago apresenta ainda duas partes: a curvatura maior (margem esquerda do estômago) e a curvatura menor (margem direita do estômago).

23- Esfíncter esofágico inferior

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »