TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório

Artigos Científicos: Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório.

O Nariz, as fossas nasais são compostas por duas cavidades (aberturas) paralelas, que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. A função delas é aquecer e filtrar o ar que entra no sistema.

A faringe tem dois tipos de função, conduzir o ar e os alimentos, por isso, pertence a dois sistemas, o digestório e o respiratório. Antes que o ar chegue até a laringe, ele precisa passar na faringe, existe uma glândula que separa para onde vai o alimento e o ar, a epiglote, ela tampa a laringe a fim de que não entre comida nos pulmões.

A laringe é responsável pela condução do ar, é o local onde ficam as cordas vocais, dessa forma, se torna órgão importante para a fala.

A traqueia consiste em um tubo com vários anéis de cartilagem, esses conduzem o ar pelo tórax e bifurcam na região inferior, formando os brônquios e levam o ar aos pulmões. Ele tem a capacidade de reter partículas de poeira e bactérias que chegam por meio da inalação do ar.

Os Brônquios as duas ramificações da traqueia direita e esquerda que penetram no interior dos pulmões, os brônquios se ramificam em tubos cujo diâmetro vai diminuído à medida que eles se subdividem, reduzindo-se finalmente a finíssimos canais denominamos bronquíolos estes terminam nos alvéolos pulmonares.

Os Pulmões são dois órgãos de consistência esponjosa, situados no tórax há entre eles um espaço denominado mediastino, é nos pulmões que o oxigênio do ar passa para o sangue e o gás carbônico do sangue passa para o ar atmosférico. Por essa razão, os dois pulmões são considerados os órgãos essenciais da respiração.

O sistema circulatório é um conjunto de órgão responsável por levar oxigênio e nutrientes para o corpo, outras funções desse sistema são de levar substâncias que não serão mais usadas pelo corpo para os órgãos que irão expulsá-las e também limpar os canais por onde o sangue passa.

Coração é o “motor” do sistema circulatório, sua função é bombear o sangue, de forma que chegue a todo corpo, com isso, o sangue que contém oxigênio pode alimentar a células do corpo. Uma circulação completa inclui duas passagens pelo coração: uma em direção ao corpo e a outra em direção ao pulmão.

Vasos Capilares são as veias, artérias e capilares. Sendo que as artérias são mais largas e flexíveis, as veias mais finas, mas igualmente resistentes (isso porque as veias circulam sangue em locais de baixa pressão, portanto precisa ser resistente). Os capilares são os menores vasos sanguíneos e sevem de canal de transição das artérias para as veias.

Sangue é o material líquido que transporta os nutrientes e oxigenação para as células e tecidos do corpo, é bombeado pelo coração e é amplamente rico em nutrientes.

1) As funções do aparelho cardiorrespiratório são de fornecer e transportar o oxigênio para cada célula e trazer delas o gás carbônico para ser eliminado. É composto pelo pulmão, coração, artérias e veias, se o sistema parar, cada célula do corpo morrerá por falta de oxigênio em poucos minutos.

2) Os principais órgãos do sistema cardiorrespiratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com