TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório

Casos: Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema respiratório é um grupo de órgãos responsáveis por fazer a respiração.

Ele é dividido em vias respiratórias superiores e inferiores, que são compostas da seguinte maneira:

Vias superiores: Nariz, cavidade nasal, seios paranasais, faringe e laringe.

Vias inferiores: Traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmão.

Juntos todos estes componentes são responsáveis por realizar a entrada, filtração, aquecimento, umidificação, condução do ar, hematose e então a saída do ar.

A função deste sistema é basicamente realizar a hematose (trocas gasosas), adquirindo O2 através da entrada do ar (inspiração) e realizando a saída do ar, liberando assim o CO2 do organismo. O oxigênio se mantém no sangue, ajudando assim no metabolismo celular.

Para que aconteça a hematose, o ar que entra em nosso corpo passa por um processo que ocorre da seguinte maneira:

O ar chega até o nariz e vai para a parte interior do mesmo. Do nariz ele passa para a cavidade nasal, na qual há a presença de um muco polissacarídeo e de pelos. Os dois agem em conjunto filtrando o ar, impedindo assim que entrem substâncias impuras no organismo. O ar puro que restar, continua então seu trajeto, filtrado, aquecido e umedecido. Depois passa pelos seios paranasais, que tem ligação com a cavidade nasal e comporta ar no seu interior. Então ele vai para a faringe, que serve como entrada para o ar e alimentos. La o ar vai, da faringe superior, para a média e depois para a inferior. Na parte superior existe a epiglote, que sempre se fecha quando vem algum alimento (mandando-o assim para o esôfago), mas geralmente fica aberta para que o ar possa seguir caminho em direção a um suporte constituído por cartilagem denominado laringe, por onde ele passa rapidamente e chega à traquéia. O ar começa a percorrer a traquéia, que se divide em dois ramos denominados brônquios. Um vai para o pulmão direito e o outro para o esquerdo. Dando continuidade aos brônquios surgem então os bronquíolos que levam então o ar até os alvéolos, que estão situados no final dos bronquíolos, no pulmão. É então nos alvéolos que ocorre a troca de gases, conhecida como hematose. Os alvéolos são regados por pequenas veias e então acontece a seguinte troca: os alvéolos mandam oxigênio para o sangue e o sangue manda gás carbônico para os alvéolos. Então o CO2 é mandado para fora do organismo, através da expiração, percorrendo assim o mesmo caminho, mas agora ao contrário.

Tudo isso só ocorre graças ao funcionamento do músculo diafragma, em conjunto com os músculos intercostais. Esse trabalho da seguinte maneira: Durante a inspiração o diafragma se contrai e os músculos intercostais se relaxam, aumentando a caixa torácica e diminuindo a pressão pulmonar, assim o ar entra facilmente. E na expiração ocorre o contrário, relaxamento do diafragma, contração dos músculos intercostais, diminuição da caixa torácica e aumento da pressão pulmonar. Assim o ar é expulso dos pulmões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com