TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Tratamento de Aguas

Por:   •  2/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa dimensionar as etapas de decantação, filtração, desinfecção e fluoretação de uma estação de tratamento de água. Estas unidades são de extrema importância para o processo de tratamento da água, pois são nelas que os resultados da coagulação e floculação poderão ser observados com mais clareza, após a clarificação da água.

A decantação é um processo conhecido pelas populações desde a Antiguidade, havendo registros de que no Egito, existia o costume de deixar a água repousar por um período de tempo em jarros para diminuir as partículas suspensas e dissolvidas (LIB NIO, 2010). Mas a sedimentação de flocos anteriormente formados, com a adição de alguma substância, remontam do início do século XX, nos Estados Unidos. Ademais, a inserção de filtros após a coagulação teve início em 1928.

A decantação permite que uma menor quantidade de flocos passem para a etapa de filtração, pois a maior parte dos flocos ficará depositada na parte inferior dos tanques de decantação, ou decantadores, que podem ser do tipo de alta taxa ou convencionais. Os tanques convencionais são retangulares de grande dimensão, com fluxo de água horizontal, depositando no fundo do tanque a areia, e no extremo oposto a água limpa das partículas, verte do tanque para a próxima etapa. Os tanques de alta taxa possuem placas em paralelo, com pequena inclinação no sentido do fluxo de escoamento, criando obstáculos no percurso da água, o objetivo é aumentar a área de contato com a superfície e as partículas, o que facilita a sedimentação e melhora a eficiência da remoção de flocos; o aumento da superfície permite que os tanques sejam dimensionados em menores proporções do que o convencional.

Em relação ao processo de desinfecção, essa etapa tem como objetivo a destruição ou inativação de organismos patogênicos ou outros indesejáveis, que possam vir a causar doenças nos seres humanos. Segundo Laubush (1971), alguns fatores influenciam no processo de desinfecção como: a espécie e concentração do organismo a ser destruído; o tipo e concentração do desinfetante; o tempo de contato; as características químicas e físicas da água; além do grau de dispersão do desinfetante na água. Nos tanques de contato, podem ser utilizado desde tratamentos físicos, como a luz ultravioleta, como agentes oxidantes, tais como ozônio, halogênios e outros compostos orgânicos e inorgânicos. Cada um desses desinfetantes possuem características necessárias para que seja classificado como eficiente, como por exemplo: produção de concentração residual, custo razoável, disponibilidade, não tóxico aos seres humanos, e capacidade de destruir os organismos patogênicos em tempo razoável.

A etapa da fluoretação faz o uso dos fluoretos como método para prevenção da cárie, visto que essa é uma doença que atinge diferentes níveis socioeconômicos e faixa etária, tornando-se um problema de saúde pública, no Brasil e no mundo (NARVAI & FERREIRA, 2015). O ponto de aplicação de flúor deve ser estabelecido levando-se em conta o produto a ser utilizado e as características da rede de distribuição de água local. Na maioria dos casos, a saída dos filtros, o reservatório de contato ou reservatório de distribuição são pontos de aplicação dos compostos que vão liberar flúor (FUNASA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com