TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionários Sistema de Tratamento Água e Esgoto

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

1-O que é licenciamento ambiental?

É o ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

2-O que visa o licenciamento ambiental?

O licenciamento ambiental tem como objetivo efetuar o controle ambiental das atividades efetiva e potencialmente poluidoras, através de um conjunto de procedimentos a serem determinados pelo órgão administrativo de meio ambiente competente, com o intuito de garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado e de defender a qualidade de vida da coletividade.

3-Quais os profissionais estão aptos a elaborar um projeto e aprovação do licenciamento ambiental?

Os profissionais que realizam atividades para licenciamento podem ser egressos de diversas áreas de formação, pois o ato de licenciar efetivamente não é nenhum profissional que faz, mas o próprio órgão, cabendo a eles ter o domínio na elaboração dos levantamentos e na formulação dos textos.

4-Quais são as licenças de um Licenciamento Ambiental?

Licença prévia, licença de instalação e licença de operação.

5-Quais são os relatórios de um licenciamento ambiental, explique?

RAIAS: Relatório de Ausência de Impacto Ambiental, que será analisado e servirá de base para que se determine se a atividade é causadora de significativo impacto ambiental. Se for, será necessária a execução do EIA/RIMA. Se não for, o empreendedor poderá requerer a licença prévia.

EIA/RIMA: Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, consiste em um estudo realizado no local, mais precisamente no solo, água e ar para verificar se a área contém algum passivo ambiental além de prever como o meio sócio-econômico-ambiental será afetado pela implantação do empreendimento.

RCA: Relatório de Controle Ambiental, documento que fornece informações de caracterização do empreendimento a ser licenciado. Deverá conter: descrição do empreendimento; do processo de produção; caracterização das emissões geradas nos diversos setores do empreendimento (ruídos, efluentes líquidos, efluentes atmosféricos e resíduos sólidos).

6-Na engenharia civil, quais as áreas estão sujeitas ao licenciamento ambiental?

1. Construção, reconstrução, ampliação ou reforma de edificação destinada à instalação de fontes de poluição;
2. Instalação de uma fonte de poluição em edificação já construída;
3. Instalação, ampliação ou alteração de uma fonte de poluição.

7-O engenheiro civil tem como atuar como perito em licenciamento ambiental?

Sim, desde que tenha formação complementar como perito ambiental.

8-O modelo do projeto e implantação do licenciamento ambiental segue o mesmo padrão em todos os estados? Justifique.

Não. A legislação ambiental brasileira é dispersa por diversos diplomas. Também podem os estados e municípios legislar sobre temas ambientais e até mesmo criar regras, normas e padrões de qualidade específicos para seus territórios, desde que mais exigentes que a legislação presente no ente de maior abrangência territorial no qual estão inclusos.

9-Na sua opinião, quais as melhorias você sugere para a conscientização do licenciamento ambiental?  

Em minha opinião, a melhoria principal, é a educação. Com a educação todos nós perceberíamos o quão é importante preservar a natureza e deixa-lá cada vez melhor para as próximas gerações e com isso faria o licenciamento ambiental como necessidade e não obrigação.

10-Quais os órgãos governamentais que atuam diretamente no licenciamento ambiental?

IBAMA, Órgãos Estaduais de Meio Ambiente, Órgãos Municipais de Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente, que formam o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

11-Para você, qual a importância do licenciamento ambiental em nosso país?

Em um país como o Brasil, o licenciamento ambiental é vital, pois somos o país com a maior floresta que existe, a Floresta Amazônica. Nossa biodiversidade deve ser preservada ao máximo, porque degradando o meio ambiente aqui, estaremos afetando a nós mesmos e o resto do mundo pelas consequências climáticas.

1-Quais os tipos de esgotos que temos?

Os tipos de esgotos são: sanitário, doméstico e industrial.

2-Quais são as etapas de tratamento? Resuma cada uma.

Tratamento Preliminar: nesta fase retiram-se os sólidos grosseiros e a matéria orgânica e inorgânica mais pesada, como a areia utilizando-se processos físicos, como gradeamento, peneiramento e a sedimentação.

Tratamento Primário: os esgotos são separados em duas fases nos decantadores primários. A fase sólida se sedimenta formando o lodo primário bruto, que é retirado, bombeados para adensadores e depois para os digestores anaeróbicos que contém microorganismos. A fase líquida que é encaminhada para os reatores.

Tratamento Secundário e Terciário: é o processo que ocorre nos reatores removendo a matéria orgânica e os sólidos dissolvidos na massa líquida dos esgotos.

3-Como são monitoradas as etapas de tratamento e quais os parâmetros estabelecidos pelo CONAMA Nº430?

São monitoradas através de medições para atingir os padrões do CONAMA Nº430. Os padrões são: pH entre 5 e 9, temperatura, materiais sedimentáveis, DBO, substâncias solúveis em brexano, ausência de materiais flutuantes e DBQ.

4-O que é uma calha Parshall? Elaborar o desenho da solução.

É um elemento primário para medir a vazão de líquidos fluindo por gravidade em canais abertos, podendo conter sólidos suspensos. (01)

5-O que é um desarenador?

É um equipamento de uso consagrado nas plantas e tratamento de efluentes urbanos ou industriais, com o objetivo de separar a areia e outros detritos descartáveis do meio líquido.

6-O que é o método biológico lodo ativado?

É o método composto, essencialmente, por um tanque de aeração, um tanque de decantação e uma bomba de recirculação do lodo. O princípio do sistema é a recirculação do lodo no fundo de uma unidade de decantação para uma de aeração, aumentando a biomassa de bactérias, cujo excesso é descartado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com