TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema esqueletico

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA ESQUELÉTICO

Carine Cabreira Reckel

Helmuth Joseph Santos Borges

Marcia Renata de Paula de Oliveira

Rozemara Rodrigues

Ulisses Meyrelles

Profª. Martinha Vieira Andreatta

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0359) – Anatomia e Fisiologia Humana

04/12/2015

RESUMO

times new Roman 12 italico

Palavras-chave: Sistema esquelético.Função.Disposição dos ossos.

1 INTRODUÇAO

 

2 SISTEMA ESQUELÉTICO

Com base em Tortora (2006) o sistema esquelético realiza as seguintes funções:

Sustentação. O esqueleto fornece uma moldura para o corpo, sustenta os tecidos moles e fornece pontos de fixação para os músculos esqueléticos.

Proteção. Os órgãos internos são protegidos de lesão pelo esqueleto. O cérebro é protegido pelos ossos cranianos, enquanto o coração e os pulmões são protegidos pela caixa torácica.

Movimento. Os músculos esqueléticos estão fixados nos ossos. Quando esses músculos se contraem, tracionam os ossos em conjunto produzindo o movimento.

Armazenamento e homeostase mineral. Os ossos armazenam vários minerais, especialmente cálcio e fósforo.

Local de produção das células do sangue. Em certos ossos, um tecido conjuntivo denominado medula óssea vermelha produz células sanguíneas, um processo denominado hematopoiese. A medula óssea vermelha consiste de células sanguíneas imaturas, células adiposas e macrófagos. Ela é encontrada nos ossos em desenvolvimento e nos ossos adultos como o osso do quadril, costelas, esterno, vértebras, crânio e extremidades dos ossos do braço e da coxa.

3 TIPOS DE OSSOS

        Os ossos do corpo podem ser classificados em quatro tipos principais com base na forma: longo, curto, plano e irregular. Os ossos longos tem o comprimento maior que a largura e consistem uma porção principal, cilíndrica e central e as extremidades. Os ossos longos contem principalmente tecido ósseo compacto (osso denso com poucos espaços), mas também possuem quantidades consideráveis de tecido ósseo esponjoso (osso com grandes espaços). Os ossos longos incluem os ossos das coxas, das pernas, dos dedos dos pés, dos braços, antebraços e dos dedos da mão.

        Os ossos curtos são levemente cubóides e quase iguais no comprimento e largura. Eles são esponjosos, exceto na superfície onde existe uma camada fina de osso compacto. Os ossos curtos incluem os do carpo e do tarso.

        Os ossos planos geralmente são finos e são compostos de duas lâminas mais ou menos paralelas de osso compacto revestindo uma camada de osso esponjoso. Os ossos planos incluem os ossos do crânio, o esterno, as costelas e as escápulas.

        Os ossos irregulares possuem formas complexas e podem ser agrupados em qualquer das três categorias descritas. Eles também variam na quantidade de osso esponjoso e compacto presente. Esses ossos incluem as vértebras e certos ossos faciais.  

3.1 PARTES DE UM OSSO LONGO

Um osso longo típico consiste das seguintes partes:

diáfises – parte central do osso;

epífises – as extremidades do osso;

metáfises – no osso maduro, a região onde a diáfise une-se a epífise. No osso em crescimento, a região que contem a camada de cartilagem hialina denominada disco epifisário, local onde ocorre o crescimento do osso em comprimento;

cartilagem articular – uma fina camada de cartilagem hialina revestindo a epífise onde o osso forma uma articulação (juntura) com outro osso;

periósteo – é uma resistente membrana branca fibrosa, em torno da superfície do osso. O periósteo é necessário para a proteção, nutrição, o crescimento em diâmetro e reparo dos ossos, e é o local de fixação para os ligamentos e os tendões;

cavidade medular – espaço dentro da diáfise que contem medula óssea amarela em adultos;

endósteo – revestimento da cavidade medular que consiste de células osteoprogenitoras e osteoclastos.

3.2 DIVISÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO  

 Ainda com base em Tortora (2006), o esqueleto humano adulto consiste de 206 ossos agrupados como esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial consiste dos ossos do crânio, dos ossículos auditivos, do osso hioide, das costelas, do esterno e das vértebras. O esqueleto apendicular consiste dos ossos dos membros superiores e inferiores, mais os ossos dos cíngulos que conectam os membros ao esqueleto axial. Existem 80 ossos no esqueleto axial e 126 no apendicular.

3.2.1 CRÂNIO

        O crânio repousa no topo da coluna vertebral, e é composto de dois conjuntos de ossos: os ossos cranianos e os ossos faciais. Os oito ossos do crânio encerram e protegem o encéfalo. Eles são o osso frontal (1), os ossos parietais (2), os ossos temporais (2), o osso occipital (1), o osso esfenoide (1) e o osso etmoide (1). Existem 14 ossos faciais: os ossos nasais (2), os da maxila (2), os ossos zigomáticos (2), a mandíbula (1), os ossos lacrimais (2), os ossos palatinos (2), as conchas nasais inferiores (2) e o vômer.

        Uma sutura é uma articulação imóvel encontrada somente entre os ossos do crânio:

sutura coronal – une o osso frontal e os dois ossos parietais;

sutura sagital – une os dois ossos parietais;

sutura lambdoide – une os ossos parietais e o osso occipital;

sutura escamosa – une os ossos parietais e os ossos temporais.

        Os seios paranasais são cavidades nos ossos do crânio que se comunicam  com a cavidade nasal. Elas são revestidas por membranas mucosas. Os ossos cranianos que contem seios paranasais são o frontal, o esfenóide, o etmóide e as maxilas.

        Os fontículos são  espaços preenchidos por membranas entre os ossos cranianos dos fetos e infantes. Os principais fontículos são o anterior, o posterior, os ântero-laterais e próstero-laterais.

        Os forames dos ossos do crânio fornecem passagens para os nervos e vasos sanguíneos.

3.2.2 OSSO HIÓIDE

        O hióide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso. Ele sustenta a língua e fornece fixação para alguns de seus músculos, bem como para alguns músculos do pescoço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com