TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema respiratório e circulatório do homem

Artigo: Sistema respiratório e circulatório do homem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Porção de respiração A porção de respiração, como o nome já diz, é onde realmente ocorre a respiração, isto é, as trocas gasosas (O2 por CO2). Os pulmões são os principais órgãos respiratórios. Trata-se de dois órgãos volumosos e esponjosos, o pulmão direito e o esquerdo, separados por um espaço conhecido por medias- tino, onde estão localizados o coração, os grandes vasos, os brônquios e o esôfago. Antes de estudamos os pulmões, não podemos deixar de estudar a caixa ou cavidade torácica e a pleura, importantes para o funcionamento e a proteção dos pulmões.

119

Claretiano - Centro Universitário

© Aparelho Cardiorrespiratório

Cavidade torácica e pleura A cavidade torácica é formada pelas vértebras torácicas, posteriormente, pelas costelas e cartilagens costais em seu contorno posterior, lateral e anterior, e fechada anteriormente pelo esterno. Esses ossos são unidos por articulações sinoviais planas, cujos movimentos são realiza- dos pelos músculos respiratórios. O principal músculo respiratório é o diafragma, auxiliado pe- los músculos intercostais internos e externos, escalenos e esternocleidomastódeo (músculos do pescoço). O diafragma é um músculo em forma de cúpula que separa a cavidade torácica da cavida- de abdominal. Quando ele se contrai realiza a inspiração devido à alteração na pressão interna do pulmão que se torna negativa, permitindo a entrada do ar. Seu relaxamento expulsa o ar dos pulmões, realizando a expiração. Os outros músculos permitem as alterações no diâmetro da cavidade torácica, movimentando as costelas. Os pulmões ocupam o maior espaço da cavidade torácica e são revestidos por um saco seroso duplo, chamado pleura. A pleura não reveste somente o pulmão, mas também se reflete sobre a parede interna da cavidade torácica, distinguindo dois folhetos pleurais contínuos, a pleura visceral ou pulmonar, que reveste os pulmões, e a pleura parietal, que reveste a parede da cavidade torácica. Entre as duas pleuras, há um espaço virtual chamado cavidade pleural, contendo um líquido que, ao mesmo tempo, adere às duas pleuras entre si e permite o desliza- mento de uma sobre a outra, durante os movimentos dos pulmões na inspiração e na expiração (Figura 11). A pleura visceral reveste todas as faces pulmonares penetrando nas fissuras que dividem os pulmões em lobos. Ao nível do hilo pulmonar, torna-se contínua com a pleura parietal, que reveste toda a parede da cavidade torácica, e o diafragma e recebem nomes diferentes de acor- do com a parte que recobrem. Assim, temos a pleura costal (que reveste as costelas), a pleura diafragmática (que reveste o diafragma), a pleura mediastinal (entre os pulmões, no mediasti- no) e a pleura cervical (relacionada com o ápice do pulmão).

Pleura visceral

Pleura parietal

Figura 11 Pleura visceral e pleura parietal.

© Anatomia Humana Geral120 Pulmões Agora que você já conheceu a cavidade torácica e as pleuras, podemos estudar as princi- pais características dos pulmões. Como já foi falado, os pulmões são dois órgãos esponjosos e volumosos localizados na cavidade torácica, cuja função é a respiração (trocas gasosas com o meio ambiente). Devido ao fato de o diafragma ser mais elevado à direita, o pulmão direito é mais curto que o esquerdo, porém é mais largo, porque o coração está mais deslocado para a esquerda. Além disso, o pulmão direito é divido em três lobos (lobos superior, médio e inferior) por duas fissuras, a oblíqua e a horizontal. A fissura horizontal separa o lobo superior do lobo médio, e a fissura oblíqua separa o lobo médio do lobo inferior. Em geral, o pulmão esquerdo apresenta dois lobos, superior e inferior, separados pela fissura oblíqua (Figura 12). As fissuras, no entan- to, nem sempre separam os lobos totalmente.

Fonte: Sobotta (1995, p. 96, v. 2). Figura 12 Pulmões direito e esquerdo.

Os pulmões apresentam uma base inferior que está em contato com o diafragma, um ápice que se localiza na parte mais superior da cavidade torácica, e três faces: a diafragmá- tica, que está em contato com o diafragma, a mediastinal, que está voltada para o mediastino e a costal, que está voltada para as costelas. Em sua face mediastinal, encontram-se os hilos pulmonares direito e esquerdo. O hilo pulmonar é o local onde os brônquios, artérias e veias pulmonares, nervos e linfáticos entram e saem do pulmão. A disposição desses elementos do hilo pulmonar é diferente no pulmão direito e esquerdo. No hilo pulmonar direito, o brônquio principal é superior à artéria pulmonar; já no hilo pulmonar esquerdo, a artéria pulmonar é superior ao brônquio. Em ambos os hilos, as veias pulmonares são inferiores (Figura 13).

121

Claretiano - Centro Universitário

© Aparelho Cardiorrespiratório

Brônquios

A. pulmonar

Vv. pulmonares

Fonte: Sobotta (1995, p. 97, v. 2). Figura 13 Hilo pulmonar do pulmão direito e do esquerdo.

Em resumo, o sistema respiratório é formado por órgãos responsáveis pela captação do oxigênio e eliminação do gás carbônico resultante dos processos oxidativos. O oxigênio absor- vido e transportado pelo sangue para ser utilizado por todas as células que formam os tecidos corporais. Durante a atividade física, a frequência respiratória (respiração por minuto) aumenta consideravelmente para suprir as necessidades do organismo, sobretudo para garantir o aporte de oxigênio para o cérebro, músculo cardíaco e músculo estriado esquelético. Exercícios muito extenuantes podem ser prejudiciais para um indivíduo que não está apto para realizá-los, o que pode até os levar à morte. Dessa forma, a compreensão do funcionamento do sistema respirató- rio é fundamental para o professor de Educação Física, para que ele possa garantir a integridade de seus alunos.

6. SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sistema circulatório, ou cardiovascular, é um sistema hermeticamente fechado, isto é, sem nenhum contato com o exterior, constituído por vasos condutores, onde circulam o sangue e a linfa, e por um órgão central contráctil responsável pela propulsão (circulação) do sangue, o coração. As células formadoras dos tecidos necessitam de oxigênio e nutrientes para a sua manu- tenção e crescimento. Assim, o sistema circulatório possui a função de transportar até essas células o sangue contendo os nutrientes, o oxigênio e os hormônios necessários para seu me-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com