TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade dos Tubos Resultados e Discussões

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 5

Resultados e Discussões

I2  + H2O  - insolúvel – Quando a água (polar) se mistura com o iodo (apolar) eles não se solubilizam, pois as forças de ligação da molécula de água são ligações de hidrogênio, que são muito fortes e a força de ligação do iodo é de dispersão de London que são muito fracas. Estas ligações de hidrogênio da água não serão rompidas. Não há solubilização.

I2 + Eter dietílico -  solúvel – O iodo (I2) é uma substância apolar, pois ela é simétrica e a força entre os dois átomos de I anula a resultante (dispersão de Lodon).  No éter dietílico as forças intermoleculares são interações dipolo-dipolo devido a molécula de oxigênio mais também tem uma parte apolar que interage com éter dietílico, por isso há solubilização.

I2 + Hexano – solúvel - O iodo (I2) é uma substância apolar, pois ela é simétrica e a força entre os dois átomos de I anula a resultante. Já a água é uma molécula polar, pois a geometria faz com que exista um vetor força resultante diferente do nulo (dispersão de London). O hexano, como quase todos os hidrocarbonetos, é uma molécula apolar, ou seja, os vetores de força das ligações químicas se anulam, devido à geometria da molécula. Como as propriedades de soluto e solvente são iguais, há solubilização.

I2 + H2O  e Eter dietílico – insolúvel-  Apesar de I2 mais eter dietílico serem solúveis, em mistura com água não há solubilidade porque as forças intermoleculares de  I2 e eter dietílico são mais fracas que a da água (ligação de hidrogenio) por isso elas não são rompindas, não havendo interação.

H2O + Hexano – solúvel - o hexano, como quase todos os hidrocarbonetos, é uma molécula apolar, ou seja, os vetores de força das ligações químicas se anulam, devido à geometria da molécula formando ligação de hidrogenio. Já a água é uma molécula polar, pois a geometria faz com que exista um vetor força resultante diferente do nulo. Como as propriedades de soluto e solvente são iguais, há solubilização.

H2O + etanol – solúvel : Quando o etanol (polar) se mistura com a água (polar), a molécula de água interage com a parte polar do etanol (-OH) formando ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Estas ligações são tão fortes quanto às forças de ligação da substância pura. Dessa maneira, as duas substâncias são miscíveis. Como as propriedades de soluto e solvente são iguais, há solubilização.

H2O + álcool butílico – insolúvel : é parcialmente solúvel, com uma pequena taxa de solubilidade também pela estrutura da molécula de 1-butanol. Da mesma forma que o etanol, o 1-butanol possui uma parte polar, constituída pela hidroxila, e uma parte apolar, constituída pela cadeia carbônica. Porém, como o 1-butanol possui uma cadeia carbônica maior, formada por 4 carbonos, a parte apolar é dominante, e por isso, a solubilidade em água é muito pequena.

H2O + eter dietílico – insolúvel : a água é uma molécula polar, pois a geometria faz com que exista um vetor força resultante diferente do nulo formando ligação de hidrogenio.  No éter dietílico as forças intermoleculares são interações dipolo-dipolo mais fracas. O grupo -OH do álcool é altamente polar e contém um átomo de hidrogênio ligado a um elemento muito eletronegativo (oxigênio).Como as propriedades de soluto e solvente são parecidos, há solubilização.

H2O + clorofórmio – insolúvel : Quando a água (polar) se mistura com o clorofórmio (polar) não há ligação entre eles, pois as forças de ligação da molécula de água são ligações de hidrogênio, que são muito fortes e a força de ligação do clorofórmio é de van der waals, que são muito fracas. Estas ligações de hidrogênio da água não serão rompidas para formar uma nova ligação entre a água e o clorofórmio. Não há solubilização.

H2O + acetona – solúvel : a água é uma molécula polar, pois a geometria faz com que exista um vetor força resultante diferente do nulo, sendo suas forças intermoleculares ligação de hidrogenio. Na acetona o átomo de oxigênio da molécula puxa os elétrons da cadeia carbônica, criando dois dipolos: positivo na cadeia carbônica próximo ao oxigênio e negativo no oxigênio ( dipolo-dipolo) fazendo com que haja interação entre essas moléculas. Há solubilização.

Eter dietílico + alcool butílico – parcialmente solúvel : o 1-butanol possui uma parte polar, constituída pela hidroxila, e uma parte apolar, constituída pela cadeia carbônica ( dipolo- dipolo). No éter dietílico as forças intermoleculares são interações dipolo-dipolo mais fracas. Como parte das interações são iguais, há solubilização parcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com