TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PABLO COMPLETO COM PAGINAÇÃO

Por:   •  29/9/2019  •  Monografia  •  6.694 Palavras (27 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO

Os aterros sanitários são projetos essenciais para a sociedade, projetos com o objetivo de armazenar todo o lixo orgânico produzido pela cidade ou estado onde o aterro está localizado. Porém eles são poucos percebidos na sociedade, pois as maiorias dos aterros ficam em lugares afastados para precaução de todos. Então com isso decidiu-se abordar esse tema para mostrar tudo sobre esse projeto que é essencial para todos.

ABSTRACT

 

Landfills are essential projects for society, with the goal of storing all the organic garbage produced by the city or state where the landfill is located. But they are few perceived in society, because most landfills are in places far away for the precaution of all. So with this it was decided to approach this theme to show everything about this project that is essential for all

INTRODUÇÃO

 

Aterro sanitário é um sistema onde se escolhe uma área para descarte de resíduos sólidos que utiliza técnicas buscando minimizar os impactos que o lixo provoca na natureza. O aterro sanitário é licenciado por órgãos ambientais com o objetivo de receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas. Por não ter como objetivo o tratamento ou reciclagem dos materiais presentes no lixo urbano os aterros sanitários recebem diversas críticas, porém são uma saída para o descarte disciplinado dos resíduos sólidos. Além dos aterros sanitários existem outros meios de descarte de lixo como os lixões e aterros controlados, e a compostagem que é um processo biológico em que os micro-organismos transformam materiais orgânicos em adubo composto, reduzindo assim a quantidade de lixo jogado na natureza. Mesmos com todos esses meios de descarte de lixo a decomposição do lixo continua gerando o gás carbônico, metano entre outros gases poluentes que intensificam o aquecimento global. Porém um aterro sanitário reduz a poluição, colabora para a redução da emissão de gases de efeito estufa, evita odores desagradáveis, gera energia e pode ser uma fonte de receita por meio de créditos de carbono, assim fazendo com que ele se torne um meio de descarte de lixo melhor para todos.

I – DEFINIÇÃO

 

 

O aterro sanitário é uma área licenciada por órgãos ambientais, destinadas a receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas, grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.

Os Aterros Sanitários são pouco percebidos no cotidiano de pessoas comuns, muitas dessas pessoas nem ao menos sabe onde seu lixo é jogado. Os aterros sanitários geralmente são construídos em terrenos grandes e vazios aonde o lixo vai sendo acumulado em camadas.

Assim como qualquer outra obra pública um Aterro Sanitário demora anos para ser construído, pois é um processo complicado onde envolve diversas questões e dificuldade como de selecionar o local, onde é preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o aterro, os operadores do aterro no processo de instalação precisa deixar claro como ele será fechado depois de mais ou menos 10 (dez) anos. Existem também audiências públicas para ouvir as pessoas que moram nos arredores do terreno escolhido, como a que este ano em Guarulhos, Uma audiência pública onde discutiam a ampliação do Aterro Sanitário (CDR PEDREIRA de São Paulo) para Guarulhos onde teve um movimento contrário que recusava esta ampliação de Aterro Sanitário trazendo lixos de outras Cidades para uma área de proteção ambiental.

Um aterro sanitário assim que encerrado são implantadas fontes de energia que utiliza biomassa (matéria orgânica) e pode ser uma fonte de receita por meio de créditos de carbono.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40% dos lixos orgânicos chegam nos aterros regulares oficiais, porém apenas 11% funcionam de forma adequada.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) busca soluções para o mau destino dado aos resíduos sólidos, impondo a necessidade de substituir os lixões a céu aberto por aterros sanitários e industriais como medida de proteção ambiental.

Em 2008 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma Pesquisa Nacional de Saneamento Básico aonde foi demonstrado que somente 27.7% das cidades brasileiras possuíam aterros sanitários, 22.5% possuíam aterros controlados e 50,8% das cidades despejavam o lixo produzido em lixões.

Diante desse resultado, o PNRS impôs, dentre outras diretrizes, a gestão integrada e no gerenciamento dos resíduos sólidos e a erradicação dos lixões em todos os municípios do país até o ano de 2014 substituindo-os pela implantação de aterros sanitários.

No entanto, o Brasil hoje tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros.

 

 

 

II - ESTRUTURA E SISTEMA DE UM ATERRO SANITÁRIO

 

 

O aterro sanitário é construído em grandes extensões de terra e longe dos centros urbanos.

Geralmente, eles são cercados de áreas verdes ou vegetação nativa. Em São Paulo, para evitar o despejo de lixo clandestino, o aterro deve possuir ao redor 50 metros de largura com vegetação nativa.

O sistema de um aterro sanitário é dividido em setores onde existe o setor de preparação que é onde a área está sendo preparada, através do nivelamento do terreno, para receber o lixo, o setor de execução onde os resíduos são preparados pelas características, depositados e enterrados. Quando toda a área é preenchida, atingindo sua capacidade de deposição, esta é revegetada, tornando-se um setor concluído e outra área de execução é providenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com