TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM em Enfermagem

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO EDUCACIONAL ETIP MASTER

Curso Técnico de Análises Clínicas

GISLAINE LETICIA DOS SANTOS

RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA

Santo André

2015

Gislaine Leticia dos Santos

RESPOSTA IMUNE AQUIRIDA

Trabalho de Conclusão do Módulo Azul apresentado ao curso de Análises Clínicas, no Centro Educacional Etip Master, SP como requisito parcial à obtenção do título Resposta Imune Adquirida  

Orientação: Patrícia

Santo André

2015

Resumo

A resposta imune adquirida é a defesa mais eficaz na vida de um ser humano já que a nossa primeira linha de defesa, imunidade inata, não consegue combater sozinha a atuação do inimigo, assim passamos por algumas etapas para chegar a uma imunidade mais ativa seja pela vacinação ou pelo próprio contato com o micro-organismo ou por imunidade mais passiva que veem da mãe ou através de transfusões de sangue, pois os anticorpos passado da mãe para um bebê ajuda-o temporariamente, assim como os anticorpos de indivíduo que são passados através de uma doação para outro indivíduo.

Palavras-chave: Respostas de defesas, anticorpos, antígenos

 

Sumário

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA.............................................................................6

2.1 Resposta Imune Adquirida Ativa.........................................................................6

2.2 Resposta Imune Adquirida Passiva....................................................................6

3 VACINA.....................................................................................................................7

3.1 Vacinas Atenuadas...............................................................................................7

3.2 Vacinas Inativas....................................................................................................7

4 ETAPAS DA RESPOSTA IMUNE.............................................................................8

5 CONCLUSÃO............................................................................................................9

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

         


1 INTRODUÇÃO

 O trabalho aborda o seguinte tema, resposta imune adquirida, mais especificamente suas etapas, do que trata-se este assunto e uma explicação de que modo pode ser adquirida; houve um breve esclarecimento sobre a vacina que é um dos componentes para o bom entendimento do trabalho.

 O objetivo deste trabalho é ensinar que o organismo possui um sistema de defesa complexo e que pode ser alcançado de maneiras naturais quanto artificias, e também que existe todo um conjunto de células que se unem para expulsar aquilo que não é bom.

 O fundamento usada para aprofundação da pesquisa foi um conhecimento que já existia, orientação da professora, vídeo-aulas e textos de sites.

 Ele está divido em capítulos e sub capítulos tendo três partes. Na 1° parte aborda-se o que é a resposta imune adquirida ativa e passiva; na 2° parte sobre a vacina e na 3° parte as etapas do imunidade adquirida.  

 Um tema amplo, simples e de fácil compreensão essa seria uma das justificativa pela escolha.

2 RESPOSTA IMUNE ADQUIRIDA

 A resposta imune adquirida ou também conhecida por resposta imune adaptativa possui um mecanismo que proporciona uma melhor especificidade na defesa do corpo, por isso é considerada mais eficiente do que a resposta imune inata. Ela se desenvolve quando o agente invasor entra em contato com o nosso organismo, assim provocando a proliferação de Linfócitos. O Linfócito T é responsável pela produção do Linfócito B e ainda tem como função auxiliar na fagocitose, processo de englobamento e digestão de partículas e microrganismos, enquanto o Linfócito B é responsável pela produção de anticorpos que reagirá, combaterá o antígeno e impedirá de que as toxinas traga algum prejuízo.

 Assim uma vez que as células especificas tenham contanto com esses antígenos, elas passam a adquirir uma memória que ajudará em um possível novo caso, ou seja, quando uma pessoa entrar em contato novamente com o mesmo micro-organismo o sistema imune ficará apto a responder de uma maneira mais rápida e eficaz já que as “informações estarão salvas em uma memória imunológica”.

 Uma característica interessante dessa memória imunológica é que ela acompanha um ser humano desde o primeiro contato com algum antígeno até o resto da vida. A capacidade de armazenamento e reconhecimento de patologias trazem benefícios, pois acontece de algumas doenças ser contraídas apena uma vez. A resposta imune adquirida pode ocorrer de duas maneiras, ativa e passiva.

2.1 Resposta Imune Adquirida Ativa

 Ocorre quando se entra em contato com agentes infecciosos, assim o organismo responde produzindo células de defesas e anticorpos. A imunidade adquirida ativa tem a memória imunológica que ajudará para inibir um novo contanto. A forma de adquirir está imunidade é através de doenças e da vacina.

2.2 Resposta Imune Adquirida Passiva

 Ocorre quando os anticorpos da mãe são passados para o feto nos seus últimos dois meses de gestação, assim o bebê terá uma imunidade temporária, enquanto não é capaz de desenvolver sua própria defesa. Outra maneira de obter a resposta imune adquirida passiva é através da transfusão de sangue já que há um número de anticorpos nos produtos do tipo sanguíneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com