TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXOPLASMOSE E SUA ASSOCIAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

TOXOPLASMOSE E SUA ASSOSSIAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

1 INTRODUÇÃO

O Toxoplasma gondii é o parasita intracelular obrigatório que causa uma zoonose altamente difundida pelo mundo, que também pode infectar a raça humana, sendo transmitida por contato com fezes de gatos contaminados, de mãe para filho via barreira placentária e por ingestão de água ou alimentos mal cozidos contaminados com quistos do parasita. Devido ao seu poder intracelular, este, no estágio de taquizoíto, pode infectar quase todas as células do corpo humano.

Este organismo pode invadir e atacar células cerebrais, fazendo com que os seres infectados por ele tenham tendência a mudanças de comportamento, como já foi visto em ratos. No caso de humanos, estudos mostram que o parasita tende a causar ou piorar casos já existentes de doenças de cunho psiquiátrico.

De forma geral, foi possível notar certas peculiaridades em pacientes humanos contaminados com o Toxoplasma gondii e o aparecimento de distúrbios psiquiátricos nos mesmos. As evidências de que pudesse haver uma conexão entre estes fatores se tornou cada vez mais expressiva e pesquisada nas últimas décadas.

1.1 O PROBLEMA

Tendo em mente que o T. gondii pode mudar o comportamento de seus hospedeiros, existe alguma ligação entre ele e transtornos mentais mais graves?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever se há uma conexão entre humanos infectados com o parasita Toxoplasma gondii e o desenvolvimento de esquizofrenia e tendências suicidas.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

• Compreender como o Toxoplasma afeta o comportamento de seus hospedeiros;

• Verificar a incidência de pacientes com transtornos psiquiátricos infectados com T. gondii;

• Discutir o risco de desenvolver doenças de cunho psiquiátricos em pessoas infectas por Toxoplasma.

3 JUSTIFICATIVA

O Toxoplasma gondii é o parasita responsável pela toxoplasmose, uma doença que tem os felinos como seus hospedeiros definitivos e é conhecida por causar mudanças comportamentais em seus hospedeiros intermediários. Nos ratos, por exemplo, ela gera a perda da aversão e do medo por felinos, fazendo com que sejam predados pelos mesmos, e o parasita finalize seu ciclo. Segundo Christie Wilcox, em uma reportagem na Scientific American (2012), em média um terço da população mundial está infectada com o T. gongii, mostrando que sua distribuição se encontra em uma escala mundial. Tendo isso em mente, estudos recentes indicam que ele pode ser capaz de alterar o comportamento humano ao ponto de causar esquizofrenia e comportamentos suicidas em seus hospedeiros.

Se tratando de uma patologia a nível global, uma pesquisa aprofundada é de extrema importância devido aos graves efeitos que a doença pode causar. Este estudo pode gerar respostas sobre como o parasita consegue afetar a personalidade humana e mudar seus padrões de comportamento.

Se a causa para a aparição de distúrbios graves de cunho mental for identificada nos casos de toxoplasmose, grande parte dos infectados podem ter a chance de tratamento antecipado assim que surgirem os primeiros sintomas, gerando assim, uma queda de casos de esquizofrenia e diminuindo significativamente as taxas globais suicídio. 

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Toxoplasma gongii é um protozoário parasitário, intracelular obrigatório, que tem o gato como hospedeiro definitivo, porém, infecta diversos seres vivos vertebrados, dentre eles o homem. Neste, o parasita pode ser encontrado em quase todos os tecidos do corpo, inclusive no cérebro. O que torna este ser tão importante na área médica é o fato de que ele infecta quase um terço de toda a população mundial, sendo em sua maioria portadores assintomáticos. Ele atinge de maneira mais agressiva fetos, gerando abortos, e é um agente oportunista, ou seja, ataca o organismo do paciente parasitado sempre que este estiver com imunidade baixa, afetando em grande parte aqueles com algum tipo de imunossupressão (REY, 2008).

O Toxoplasma gongii pode atuar de diferentes formas no organismo humano, de acordo com o estado imunológico e idade. A doença causada por ele, a toxoplasmose, pode ser disposta em neonatal, em adultos e em imunodeprimidos. A neonatal é severa, principalmente nos primeiros meses de gestação, atacando, em especial, o sistema nervoso e retina do feto e causando abortos. Entretanto, a mãe só passa para o feto se for contaminada durante a gestação, caso contrário, não existem indícios que a contaminação vertical possa ocorrer. No caso de infecção em adultos a doença pode ser sintomática ou assintomática. Na sintomática observa-se o aparecimento desde febre até adenopatias, principalmente em adultos, e atacando em especial os gânglios cervicais. Já na assintomática o hospedeiro não desenvolve sintomas, porém, possui anticorpos contra o agente. Em pacientes imunodeprimidois não existe uma proteção natural, o organismo não consegue ganhar a luta contra o parasita. O T. gondii se dissemina e causa danos sérios nestes indivíduos pois não existe resposta imune apropriada e funcional nos mesmos, levando estes pacientes a desenvolverem sintomas muito mais graves. (REY, 2008)

Ao atingir o sistema nervoso, o agente pode causar encefalite ou até mesmo meningoencefalite. Apesar de conseguir afetar o cérebro, não é muito comum a toxoplasmose acometer este órgão em pacientes com o sistema imunológico em perfeitas condições, e quando isso ocorre, geralmente o quadro é assintomático, fazendo com que a detecção do parasita seja ainda mais difícil (SILVA et al., 2001)

Um fato interessante sobre esta doença é como ela age de formas variadas em hospedeiro distintos. Quando atinge o cérebro de ratos, por exemplo, faz com que estes comecem a perder o medo por gatos. Os roedores são naturalmente repelidos pelo odor da urina de felinos, mas, quando infectados e a infecção atinge seus cérebros, tendem a se sentir atraídos pelo cheiro da mesma. Isso se explica pelo fato de que os gatos são os hospedeiros definitivos do parasita, onde este realiza sua reprodução sexuada, então, atacando o cérebro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com