TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno global de desenvolvimento

Por:   •  30/12/2017  •  Artigo  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO E A INDISCIPLINA

RESUMO

Mais alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento estão sendo diagnosticados durante o período escolar. A indisciplina escolar é muito comum, dentro das salas de aula. Alunos com déficts no aprendizado, deixam de ser tratados como inclusão, devido à falta de conhecimento de alguns profissionais e até mesmo, dos próprios pais, que não aceitam o diagnóstico do filho.

A indisciplina é um dos maiores obstáculos encontrados dentro da sala de aula, pois o professor não consegue ensinar e nem orientar esse aluno, sem contar que atrapalha o andamento dos demais alunos. É preciso encaminha-lo para um profissional especializado, e fazer o tratamento correto, sempre em parceria com a direção da escola.

PALAVRAS-CHAVE: Indisciplina. Transtorno Global de desenvolvimento. Comportamento. Escola.

1 INTRODUÇÃO

Muitos alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento estão frequentando as escolas públicas e particulares, sem ter um diagnóstico fechado. Muitas vezes por irresponsabilidade dos pais, que não aceitam o comportamento do filho e passam a ignorar certas atitudes, outras vezes, por falta de conhecimento do professor, que não tem entendimento para lidar sobre o assunto, e acaba rotulando o aluno como indisciplinado ou preguiçoso.

O Transtorno Global de Desenvolvimento, limita o funcionamento mental e interfere diretamente no comportamento do aluno. Por esse motivo, o professor não deve ter receio de orienta-lo, a direção deve ser clara, deve-se respeitar a idade, e sempre tratar crianças como criança e nunca subestimar a inteligência da mesma.

2 TGD E A INDISCIPLINA

Nos dias atuais temos visto muitos casos de indisciplina dentro da sala de aula, esse fato já se tornou muito comum. Os professores sem saber que atitude tomar, chamam os responsáveis para conversar, mas nada se resolve. O professor por não ter uma capacitação, acaba deixando esse aluno de lado, e o titula como indisciplinado ou preguiçoso, e acha que a culpa é da família que não o educa como deveria.

O papel do professor é orientar o aluno, mesmo que isso se repita por diversas vezes. Na maioria das vezes, o aluno por não conseguir aprender, acaba desistindo de si próprio, é onde ele começa a não fazer questão de aprender, por isso começa a brincar e a bagunçar durante as aulas, para passar o tempo “livre”.

Temos notado que grande parte desses alunos, possui algum tipo de déficit. Se cada professor, parar um pouco para analisar, e ou, conversar com o aluno, certamente notaria que tem algo de errado, ou algo que está fora do lugar.

A pessoa que tem algum tipo de Transtorno Global de desenvolvimento, tem uma menor capacidade de elaborar um raciocínio logico, de ter segurança para enfrentar situações do dia a dia, noções de perigo, ou até mesmo das atividades diárias. O TGD, dependendo do grau, demora para adquirir essa convicção, de como se comportar, como cuidar de si mesmo, tomar um banho, de se alimentar, etc. Essa criança, ela vai chegar lá, porém, ela precisa de um tempo maior, eles demoram um pouco mais para aprender tantas coisas.

O professor pode detectar isso, dentro da sala de aula, durante acompanhamento, observando o comportamento, e através de brincadeiras e jogos, podendo ser individuais ou em grupo.

É preciso conhecer o aluno, saber e respeitar a individualidade de cada um, criar estratégias para que todos consigam aprender, e para isso, devemos descobrir o que de fato, acontece com esse indivíduo que o deixa tão indisciplinado, e muitas vezes agressivo.

A indisciplina é o maior problema na sala de aula, pois atrapalha o andamento de toda a sala. É preciso encarar o problema de frente, isso requer o envolvimento de toda a equipe.

2.1 Distinguir as regras

A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regras: as de natureza natural, que são os princípios éticos, que visam o bem comum, como não bater, não xingar e não mentir; e as regras convencionais, que varia de escola para escola, como as que se referem ao uso de celular, uniforme e boné. É importante distingui-las para entender melhor a indisciplina e lidar com ela.

2.2 Equilibrar a reação

Quando uma situação foge do controle imposto, a reação é mandar os alunos para a diretoria. Acredito, que o caminho é outro, dialogar sempre. Ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um. É possível resolver a situação no próprio local, mas, as vezes por medo, ou falta de conhecimento o professor, escolhe o caminho mais fácil, que é levar para a direção.

2.3 Conquistar a autoridade

Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta, isso é fato. O respeito deve ser conquistado e não forçado. Muitos profissionais abusam do “poder”, e esquecem o verdadeiro motivo de estarem ali.

Com mais conhecimento, todo professor adquire segurança em relação aos conteúdos didáticos e aprende a planejar aulas eficazes. Pode parecer simples, mas isso é essencial para manter a disciplina e fazer com que todos aprendam. “É preciso diversificar a metodologia, pois interagimos com alunos conectados ao mundo de diferentes maneiras. O respeito é fundamental para trabalhar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com