TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno Global De Desenvolvimento

Artigo: Transtorno Global De Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 6

TRANSTORNO GLOBAIS DESENVOLVIMENTO

1. O que são transtornos globais de desenvolvimento?

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

2. Quais as principais características dos alunos com tgd?

Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.

3. Qual a importância do professor em relação ao aluno com tgd e qual a diferença do seu papel para o psicólogo diante o atendimento do aluno?

O professor tem muita importância diante da criança com tgd,pois e através do professora a criança terá oportunidades de interação social, e começar a alfabetização, o professor ira compreende e entender o aluno perante alguma dificuldade. A diferença do professor e do psicólogo é que ele estudou melhor a questão de cada doença e pode dar uma assistência melhor a família, mas tanto o psicólogo tanto o professor tem grande valia no desenvolvimento da criança.

O que é um aluno com deficiência?

Aluno com deficiência é aquele que tem impedimento de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

É um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, considerando a suas necessidades especifica de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis,etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todos os níveis; etapas e m modalidades de ensino, sem substituí-los garantido o direito de todas as crianças e jovens a educação escolar comum. O AEE é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.

O que é sala de recursos multifuncionais?

As salas de recursos multifuncionais são espaços localizados nas escolas básicas onde se realiza o atendimento e educacional especializados-AEE. Elas são constituídas de mobiliários, matérias didáticos recursos pedagógicos e de acessibilidades e equipamentos específicos e de professores com formação para realizar o AEE.

DIVERSIDADE NA ESCOLA

A diversidade existente em nossa realidade social. Seu objetivo é esclarecer que a diversidade é um elemento presente em nosso cotidiano. Mas o que vem a ser estatal diversidade? Segundo o dicionário esta palavra se define assim: tudo o que nos diferencia de algo ou de outro.

Ela varia através das escolhas: corte de cabelo ou até mesmo de coisas da própria natureza como a cor dos olhos, cabelo, etc. Muitos possuem várias culturas, raça, carros e até um jeito de dormir que nos diferencia dos outros. Esta diversidade também é percebida no aspecto econômico e cultural. Por isso se ouve dizer: Ele é mais pobre que o outro.

Ele gosta de hip – hop, mas eu prefiro rock. Ele tem olhos azuis e eu castanho. Isso tudo são exemplos que encontramos ao nosso redor que nos aponta para a diversidade.

A diversidade em nosso país é fruto de sua colonização. E por outro lado revela sua riqueza. Em nossa escola um dos problemas com relação à diversidade ética pode ser assim expressa:

Cada um tem uma origem e preferência por algum esporte. Quando isto não é respeitado ocorrem brigas, desavenças e inimizades. Daí que deve prevalecer o respeito pelas escolhas de cada colega.

A desconfiança em alguém que não sabe bem se expressar em seu idioma natural. Mas será mesmo um problema a questão de falar errado? Há quem não estuda e se expressa conforme ouve. Daí que isso vai exigir habilidade para convivência.

Certamente vocês já perceberam que a diversidade de gênero também pode gerar atritos por causa do temperamento de cada um. Cada um tem uma maneira de ver o mundo.

E às classes sociais, está consiste quando alguns grupos sociais julgam-se em situações mais vantajosas que outras. É como diz o ditado: o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. Assim, em um ambiente escolar tais diferenças podem ser fatores de divisão entre alunos, etc.

Aos participantes dos processos educativos a decisão sobre a ênfase que será adotada. A educação é também um processo social do qual participamos enquanto realizamos uma opção entre diferentes valores e objetivos a serem alcançados.

Uma educação democrática é aquela em que todos os envolvidos podem participar na definição dos rumos da educação, e não só os dirigentes, professores, acadêmicos e técnicos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com