TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria freudiana é a mais importante das teorias do desenvolvimento da personalidade e dos transtornos mentais

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria freudiana é a mais importante das teorias do desenvolvimento da personalidade e dos transtornos mentais. Ela atuou em grande parte do pensamento psicoterapêutico durante todo o século XX. Seus principais pontos fortes são:

  1. A inclusão de novos processos psíquicos, como o inconsciente, a sexualidade infantil, id, ego e superego, além de enfatizar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do indivíduo;
  2. A ênfase no desenvolvimento emocional da criança, ao contrário de outras teorias que destacam somente o desenvolvimento cognitivo. A teoria freudiana procura demonstrar porque os seres humanos não se comportam sempre de maneira lógica e como o conteúdo do pensamento abrange mais do que a pesquisa cognitiva costuma refletir.

As principais críticas à teoria freudiana referem-se a:

  1. Problemas metodológicos com relação à coleta dos dados:
  1. O uso dos procedimentos próprios da psicanálise exige que o pesquisador seja ele mesmo um psicólogo. A longa formação exigida para isso provoca, por um lado, problemas práticos e também problemas com relação à imparcialidade da pesquisa, uma vez que após a longa formação psicanalítica um pesquisador dificilmente poderá ser neutro.
  2. As sessões psicoterapêuticas de Freud, com base nas quais suas teorias foram desenvolvidas, não foram gravadas, mas reerguer de memória, às vezes instantaneamente depois das sessões, às vezes apenas tardiamente. Dessa forma suas anotações podem ser vítimas das distorções típicas da memória, um problema equivalente se refere a apoiar teorias sobre a infância em lembranças de adultos.
  1. Problemas metodológicos com relação à probabilidade de aprovação da teoria: os conceitos freudianos são de difícil explicação e operacionalização. Isso quer dizer que um mesmo comportamento observável pode ser esclarecido por diferentes processos psíquicos e vice-versa, o que complica a realização de um exame empírico de tais conceitos.
  2. O realce excessivo da sexualidade infantil: Apesar de ter sido a primeira a chamar a atenção para essa face até então desconhecida do desenvolvimento humano, deixou de lado muitas outras faces, como a influência social. Assim, Malinowski encontrou entre os povos de Papua-Nova Guiné por ele pesquisados poucos indícios do complexo de Édipo, tal como descrito por Freud. Ligado a esse problema se encontra outro, ligado à estrutura tautológica com que a teoria freudiana muitas vezes se reveste: criticas a teoria são, por vezes, vistas como formas de repressão dos conteúdos inconscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com