TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANATOMIA

Monografias: TRABALHO DE ANATOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Articular

O Sistema Articular é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos. Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações: algumas que são bastante fortes e imóveis (conhecidas como sinartrose) e outras que permitem movimentos por serem flexíveis (anfiartrose e diartrose).

Com relação a sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em fibrosa (os ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso), cartilaginosa (os ossos são unidos pela cartilagem) e sinovial (possui um espaço entre os ossos). As articulações são classificadas principalmente pelo tipo de tecido interposto entre as peças articulantes e, também, pela capacidade de facilitar o movimento em: Sinartrose, Anfiartrose, Sinovial.

As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. Assim como as articulações fibrosas, a maioria das articulações cartilaginosas são temporárias.

Podem ser subdivididas em : Primária ou sincondrose e secundária ou sínfise.

Sincondrose: Esfeno-occiptal, disco epifisário.

Sínfise: Púbica, intervertebral.

As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.

O tecido fibroso, assim como o cartilaginoso, é berço para a ossificação de todos os ossos. Logo, estes dois tecidos aparecem nas uniões ósseas, principalmente na fase de crescimento.

São tecidos temporários e, na maioria dos casos, ocorre a fusão das peças, como por exemplo, nas suturas ou nos discos epifisários (sincondroses).

Podem ser encontradas e subdivididas em:

Crânio: Suturas (plana, denteada ou escamosa), gonfose e esquindilese;

Antebraço e pernas: Sindesmose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com