TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

        Com várias e rápidas transformações que vem ocorrendo na sociedade, torna-se necessário repensar o papel da escola mais especificamente as questões relacionadas ao ensino aprendizagem. Com isso é necessário uma abordagem de educação que propicia o processo de reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de competência para lidar com as características dessa realidade, que enfatiza a autonomia do aluno por meio de posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas.

        Sobre essa ótica, este relatório busca ampliar conceitos sobre a prática da interdisciplinaridade na sala de aula e sua importância no processo ensino-aprendizagem. Sendo destinado a todos os professores que busca melhoria para sua prática.

        Com isto este relatório configura-se com um documento descritivo e pretende apresentar experiências vividas no campo de estágio através das etapas de observação, co-participação e regência. Sendo assim, a natureza deste relatório é, por excelência, crítico- reflexivo e pretende relacionar por meio de vários textos os diversos saberes aprendidos durante a disciplina Estágio Supervisionado II, com a experiência obtida no Centro Educacional Manoel Teixeira Leite – CEMTL.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado no Centro Educacional Manoel Teixeira Leite - CEMTL, localizado na zona urbana da cidade de Iraquara-Bahia, Praça da Bandeira s/nº, contendo doze salas de aula, uma sala de vídeo,uma sala onde funciona o laboratório de informática, uma biblioteca, um auditório, uma sala para os professores, duas secretarias, uma diretoria,uma cantina,um deposito,um bebedouro contendo quatro torneiras para uso dos alunos,um bebedouro para funcionarias,uma geladeira,um fogão industrial,doze armários quatro mesas 21 computadores sendo dezessete no laboratório e quatro para professores, três impressoras, um aparelho de som,um aparelho de DVD, um videocassete, três televisões, três aparelhos telefônicos, um aparelho de fax, um data show, um reto projetor  um mimeografo, doze quadros branco,dez quatros de giz,três banheiros, uma diretora, uma vice-diretora ,um vice-diretor, dois secretários,dois censores, 33 professores, distribuídos nos três turnos, 1.087 alunos distribuídos no 1º ao 3º ensino médio.  

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

        O planejamento das atividades do Estágio Supervisionado II é refletindo no plano de ação com um conjunto de atitudes que irão organizar a práxis pedagógica.

        Neste documento estão contidas informações que referem aos aspectos didáticos e metodológicos, que busca atender e suprir as necessidades observadas no período de observação e co-participação.

        Pensando nisso, o período da regência iniciou-se dando ênfase ao conhecimento prévio do aluno, em relação aos assuntos que serão trabalhados nesse período: Conjuntos: O Conjunto dos Números Naturais, Igualdade e Desigualdade de conjuntos. Teoria dos Conjuntos no conjunto IN: Determinação de um conjunto, Quando um conjunto se diz unitário, Subconjuntos de IN, Representação Simbólica de subconjuntos de IN. Operações com Conjuntos em IN: União de Conjuntos, Intersecção de Conjuntos, Conjunto vazio, Diferença de Conjuntos, Complementar de Conjuntos, Problemas com a aplicação das Operações com Conjuntos.

As atividades foram desenvolvidas de acordo com a realidade dos alunos, observando as dificuldades e os avanços que eles poderiam ter fazendo intervenção para facilitar à aprendizagem tendo à regente e a estagiária a obrigação de usar métodos e estratégias para facilitar a vida escolar dos mesmos.

Em fim, o conjunto das ações desenvolvidas em parceria com a professora regente teve como finalidade a busca de melhorias para o processo de ensino-aprendizagem.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

        O estágio é um período em que vivenciamos o processo de construção do conhecimento a luz de uma teoria que orientará a prática no movimento de ação e reflexão, aperfeiçoando-a e oferecendo condições e oportunidades de vivenciar a escola em toda sua complexidade.

        Com isso o estágio visa proporcionar a complementação de ensino-aprendizagem, sendo um momento de grande importância na vida do docente, pois com essa experiência, o mesmo tem a oportunidade de observar a tendência adotada pela escola, os métodos e como se dá o processo ensino aprendizagem. A partir disso percebemos que a escola campo na qual estagiamos busca uma maior interação entre o homem e a sociedade.

        Percebemos que a relação professor-aluno é de maneira participativa onde o educador valoriza o conhecimento prévio do educando, estimula os mesmos a instigar, a buscar tornando assim, a escola em ambiente de interação onde um aprende com o outro. Além disso, a relação professor-aluno e direção-professor foi de grande relevância, pois além da responsabilidade que tem os profissionais, existe um laço de amizades, cooperação e muita interação entre os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com