TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Nervoso

Trabalho Escolar: Tecido Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

Tecido nervoso: As células constituem o tecido dos seres vivos, que se associam entre si de certa forma, precisando se comunicar para atuar em conjunto. Tecido nervoso também controla outros tecidos e também órgãos assim sendo um grande integrador do corpo, que recebe e envia rapidamente estímulos nervosos, por isso é diferenciada funcionalmente a transmissão nervosa das outras formas de comunicação intracelular.

Tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares: neurônios que as células conduzem os impulsos elétricos e células gliais, que mantém os neurônios coesos em posição característica, Ela é capaz de sustentar fisiologicamente os neurônios os auxiliando em suas funções.

Requisitos para o funcionamento: As habilidades de um ser humano e um animal são distintas qualitativamente, mas as células de um corpo animal apresentam as mesmas características funcionais e necessidades básicas para suas atividades normais, mas as células nervosas são mas exigentes. O tecido nervoso necessita de: Um meio intracelular e extracelular adequados, combustível, oxigênio, ambos fazendo sua parte.

Células gliais: As células glia é capaz de envolver os neurônios mantendo o tecido nervoso coeso. Cada neurônio possui de 10 a 50 células gliais aproximadamente, que auxiliam nas atividades sendo assim as mais freqüentes do tecido nervoso. No sistema nervoso central é que ocorrem três principais tipos de células glia: Astrócitos: Fornecem suporte, nutrição e limpeza. Oligodendrócitos: é responsável por produzir a bainha de mielina, assim isolando e melhorando a condução nervosa. Micróglia: Agem como as células do sistema imunológico. As células glias são feitas quimicamente, assim mantendo intensa comunicação para conseguir cumprir suas funções. Bainha de mielina é formada por células glias especiais que chegam a crescer concentricamente sobre os axônios, isso ocorre nos vertebrados. Célula de Schawann, assim é denominada as células glias responsáveis por formar a bainha

Neurônios: O funcionamento dos neurônios é produto de anos de trabalho que envolveu vários pesquisadores e ainda esta em evolução. Em um certo tempo os cientistas se dividiram em dois grupos de opiniões , os reticulistas, diziam que as redes neuronais eram fisicamente ligadas assim formando uma única e continua estrutura, outro grupo era os conexionistas, eles propunham a a individualização funcional dos neurônios, assim sendo morfologicamente separados entre si, e o grupo comprovou a veracidade de suas idéias.

Citologia neuronal: O neurônio é a principal célula do tecido nervoso. Os neurônios são classificados como células, assim sendo as células definidas como unidade funcional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com