TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste do Lugol

Artigo: Teste do Lugol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  Artigo  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 3

os testes de Benedict e o teste reativo de Benedict aos tubos contendo glicose e frutose, e as amostras desconhecidas A e B verificou-se a alteração da cor, passando de azul claro para coloração vermelho-tijolo após aquecimento em fogo. Esse tipo de observação confirma o caráter redutor dessas substâncias, apontando-os como monossacarídeos. Já para os frascos contendo amilose e sacarose, assim como os tubos C e D, o resultado foi negativo para esse tipo de teste, revelando o caráter não-redutor dessas amostras.

Teste do Lugol

Os dois fatores que determinam o desenvolvimento de coloração quando o iodo interage com os polissacarídeos são o comprimento e a ramificação da cadeia sacarídea. A coloração é desenvolvida devido ao aprisionamento do iodo no interior da cadeia de amilose. Na presença do amido e de íons iodeto (I-), as moléculas de iodo formam cadeias de I6 que se alocam no centro da hélice formada pela amilose contida no amido. A formação desse complexo amilose-I6 é responsável pela cor azul intensa, engendrada, por sua vez, a partir da absorção de luz na região do visível das cadeias de I6 presentes dentro da hélice da amilose. Quanto maior a ramificação da cadeia, menos intensa será a coloração desenvolvida, visto que a interação entre o iodo e a cadeia será menor.

No amido, a coloração é mais intensa pelo fato de a cadeia de amilose ser maior e menos ramificada [4], [6].

Para esse procedimento, os resultados obtidos para cada um dos frascos são verificados na tabela 3.

Tabela 3: Resultados obtidos para cada um dos frascos após a adição da solução de lugol.

Amostras conhecidas

Resultado

Glicose

-

Frutose

-

Sacarose

-

Amilose

+

Amostras desconhecidas

Resultado

A

-

B

-

C

-

D

+

Após a aplicação do teste do lugol, obteve-se resultado positivo para a amostra de amido e o tubo D, os quais evidenciaram uma coloração bastante escura, sendo possível classificá-los como polissacarídeos. Para as amostras de glicose, frutose e sacarose, assim como também os tubos A, B e C, observou-se resultados negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com