TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado para a Disciplina Diversidade de Invertebrados I

Por:   •  14/6/2016  •  Seminário  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Bárbara de Vargas Minuzzo

Natasha Figueira Assis

Relatório de campo

Tramandaí- RS 09/05/2016

SÃO LEOPOLDO

2016

Bárbara de Vargas Minuzzo

Natasha Figueira Assis

Relatório de campo

Tramandaí- RS 09/05/2016

Trabalho apresentado para a disciplina Diversidade de Invertebrados I, pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Gelson Luiz Fiorentin.

São Leopoldo

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2. MATERIAIS E MÉTODOS        

3. ESPÉCIES ENCONTRADAS        

3.1. Classe :        

4. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo colocar em prática o conteúdo estudado na disciplina de Diversidade de Invertebrados I, sendo principalmente a identificação das espécies, classes, gêneros e filos, juntamente suas características, habitats, formas de vida, entre outras informações das espécies encontradas.


2. Materiais e Métodos

No dia 9 de Maio de 2016 reuniram-se os acadêmicos da turma de Diversidade de Invertebrados I de 2016/1 para realizar uma viagem de estudos na cidade litorânea de Tramandaí no Rio Grande do Sul. Primeiramente foi feita a visita ao Museu de Ciências Naturais- Ceclimar onde fomos guiados a uma apresentação do acervo local, lá se encontram espécies nativas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul ou por lá encontradas. Logo após realizamos a coleta de conchas de moluscos na beira mar, levando os exemplares para a universidade e na aula seguinte seria feito a classificação destes, analisando assim a espécie a qual pertencem.

Para a classificação foi utilizado a sala de luparia, pois haveria o manuseio das amostras. Utilizamos dois exemplares para pesquisa: Invertebrados, manual de aulas práticas. Ribeiro-Costa, Moreira. Ribeirão Preto: Holos, 2006. E Moluscos do Rio Grande do Sul: coleta, preparação e conservação. VL Lopes-Pitoni, IL Veitenheimer, MCD Mansur. Iheringia 5, pág. 25-68, 1976.

Os resultados estão a seguir apresentados.  

3. ESPÉCIES ENCONTRADAS

3.1. Classe :

4. CONCLUSÃO

Nota-se a predominância das classes gastropoda e bivalvia na coleta realizada, essa característica pode ser influenciada por diversos fatores: o local da coleta, a beira-mar, uma região litorânea favorável a estes. O período que foi realizado a coleta também é um fator que influencia, encontramos juntamente muitas bolachas do mar que não são encontradas com tanta frequência no verão por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com