TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Anatomia

Trabalho Universitário: Trabalho De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

1. A função básica do sistema cardiovascular é de levar material nutritivo e oxigênio às células, assim o sangue circulante transporta material nutritivo à todas as partes do corpo humano. O principal órgão responsável por circular esse sangue é o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Sobre o coração, responda:

a) Descreva a forma do coração e suas faces.

O coração, possui uma forma de cone, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos. O coração apresenta três faces : Face Anterior (Esternocostal) que é formada principalmente pelo ventrículo direito ; Face Diafragmática (Inferior) que é formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito e está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma ; Face Pulmonar (Esquerda) que é formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.

b) Onde e como está situado o coração?

O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.

c) Quais são as estruturas que subdividem as quatro câmaras do coração?

O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo interatrial; o ventrículo direito é separado do esquerdo pelo septo interventricular.

d) O que seriam as aurículas?

Aurículas são apêndices, na forma de uma expansão piramidal, presentes na face anterior de cada átrio, semelhante às orelhas de um cão.

e) Como é chamada a comunicação entre as câmaras do coração? Entre essas comunicações há dispositivos que permitem a passagem de sangue em uma única direção, como são chamados esses dispositivos? Descreva suas subdivisões. O que há nesse dispositivo para que o sangue siga uma única direção?

A comunicação entre as c}amaras do coração são chamadas de óstios. No óstio atrioventricular direito existe um aparelho denominado valva tricúspide.Essa valva é constituída por três lâminas membranáceas, esbranquiçadas e irregularmente triangulares e cada lâmina é denominada cúspide (cúspide anterior, outra posterior e outra septal). No óstio atrioventricular esquerdo, encontra-se a valva atrioventricular esquerda, constituída apenas por duas laminas denominadas cúspides (anterior e posterior). Essas valvas são denominadas bicúspides.

f) Quais e quantas são as estruturas que chegam nos átrios? Descreva o trajeto das estruturas que saem dos ventrículos.

Ao todo são 7 estruturas que penetram nas cavidades atriais. O átrio direito recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário, Já o átrio esquerdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com