Trabalho de Biomedicina Estética
Por: bbarbarw • 23/8/2025 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 53 Visualizações
Universidade Cândido Mendes APS
Estética (Biomedicina) – 2025.1
Bárbara Monteiro da Silva Matrícula 222420002
João Evaldo Zeferino 223420007
ETAPA I
- Descreva o objetivo do estudo.
Informar o papel e a contribuição do biomédico na área da estética, descrevendo a informação científica necessária para a atuação no mercado de trabalho.
- Qual foi o decreto de 1983, que dispõe sobre a regulamentação da profissão do biomédico?
Este decreto define as condições de formação, atribuições e competências do biomédico, demonstra a possibilidade de atuações e os requisitos para o registro no conselho regional de biomedicina.
- De acordo com a Resolução n241/2014 quais são os requisitos necessários para o que o biomédico possa atuar na área da estética?
Para que o biomédico possa comprovar a conclusão do curso de pós-graduação de semiologia e farmacologia e demais recursos terapêuticos e farmacológicos. Também é necessário comprovar estágio supervisionado em biomedicina estética de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira ou por meio de residência biomédica de acordo com normas e resoluções nº 164 e 174 do Conselho Federal de Biomedicina.
- O que é CFBM? E qual sua função?
CFBM representa o Conselho Federal de Biomedicina, autarquias federais formadas por profissionais da área responsáveis em orientar e disciplinar o exercício do biomédico.
- Sobre as resoluções listadas da Tabela 1. Cite:
Qual dispõe sobre atos do profissional biomédico com habilitação em biomedicina estética e regulamenta a prescrição por este profissional para fins estéticos?
Resolução n241 de 29 de maio.
Qual dispõe sobre a solicitação de exames laboratoriais em áreas específicas de Biomedicina?
Resolução n 347, de 07 de abril de 2022;.
O presente relatório tem como objetivo sintetizar e analisar criticamente os achados dos três artigos a respeito de intercorrências com a toxina botulínica. A análise desses artigos visa fornecer uma melhor visão do assunto, de forma clara e objetiva. Apesar de seus temas similares, os artigos abordam o assunto de formas diferentes e focam em coisas distintas, como o segundo artigo, que oferece uma visão mais estatística sobre a ptose palpebral. O terceiro artigo explica melhor sobre como cada efeito adverso funciona, sendo um artigo mais qualitativo. Apesar de distintas abordagens, todos reforçam a atenção no uso excessivo e inadequado da TBA.
ARTIGO I
Os artigos selecionados foram ‘’Efeitos adversos no uso estético da toxina botulínica e de preenchedores na face: uma revisão narrativa.’’ Di Santis EP, Hirata SH, Di Santis GM, Yarak S. Adverse effects of the aesthetic use of botulinum toxin and dermal fillers on the face: a narrative review. An Bras Dermatol. 2025;100:87---103. O presente estudo visa informar sobre as intercorrências como hematomas, equimoses. Hipotonia muscular e hipertonia do músculo antagônico, blefaroptose e ectrópio, urticária, dispneia e edema dos tecidos moles, entre outros. Também trata a respeito dos eventos adversos do uso de biomateriais como preenchedores e bioestimuladores. Os resultados encontrados demonstram a simultânea progressão de complicações de acordo com a realização dos procedimentos estéticos faciais. Porém, o estudo mostra uma deficiência na divulgação dessas complicações pela comunidade científica, enquanto o mostram os procedimentos que deram certo.
ANÁLISE CRÍTICA
O tema abordado neste artigo é considerado relevante e com uma baixa demanda de divulgação, considerando apenas a divulgação de resultados positivos na utilização da toxina botulínica tipo A. Sua proposta em investigar as intercorrências demonstra inovação e contribui para a maior e melhor informação dos leitores para possíveis efeitos colaterais dessa substância.
Porém, sua metodologia apresenta algumas limitações, podendo conter um número maior de participantes, enfraquecendo assim a estatística dos achados e criando uma generalização questionável. Sobretudo, a utilização de registro fotográfico é de grande importância, enriquecendo o artigo.
O artigo apresenta resultados coerentes com o objetivo que foi proposto desde o início, visando sua demonstração de efeitos colaterais na aplicação de TBA.
No entanto, seria relevante aprofundar-se na comparação com outros estudos semelhantes.
ARTIGO II
Em outra busca por mais artigos que informem sobre intercorrências na aplicação da toxina botulínica, foi encontrado o artigo ‘’Efeitos adversos associados à aplicação de toxina botulínica na face: revisão sistemática com meta-análise.’’ Adverse effects associated with facial application of botulinum toxin: a systematic review with meta-analysis. Roberta Melissa Benetti ZaguiI; Suzana MatayoshiII; Frederico Castelo MouraIII
...