TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho história em quadrinhos

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X – TEIXEIRA DE FREITAS

COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

HQ NO ENSINO DE CIENCIAS: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO

ÉRICA DOS ANJOS ALMEIDA

JESSICA DE SOUZA SANTANA

GABRIELA CONCEIÇAO

ISABELLA CAMPOS AZEVEDO

Orientador: Prof. Me. Ivo Fernandes Gomes

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

2015

ÉRICA DOS ANJOS ALMEIDA

JESSICA DE SOUZA SANTANA

GABRIELA CONCEIÇAO

ISABELLA CAMPOS AZEVEDO

TÍTULO DO PROJETO PEDAGÓGICO HQ NO ENSINO DE CIENCIAS: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO

Projeto pedagógico apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura Plena), da Universidade do Estado da Bahia, Campus X.

Prof. orientador: Ivo Fernandes Gomes

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

2015


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. TEMA

2. TÍTULO

3.  RESPONSÁVEIS

4. ORIENTADOR

Profº. Ivo Fernandes Gomes

5. LOCAL

Bairro Tancredo Neves - Teixeira de Freitas/Ba

ONG Aselias

6. PÚBLICO ALVO

Crianças de 7 a 13 anos

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO

22 de setembro a 01 de outubro de 2015

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivos Específicos*        

3 METODOLOGIA        

4 CRONOGRAMA        

5 RECURSOS        

6 CULMINÂNCIA (opcional)        

7 AVALIAÇÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

APÊNDICES        


1 JUSTIFICATIVA

Sabemos que o estudo da ciência é de extrema relevância para nosso cotidiano, principalmente no momento em que vivemos, no qual se vê diversas vezes ao dia nos jornais as catástrofes naturais, ondas gigantes que destroem cidades, terremotos cada vez mais fortes, reservatórios de abastecimento de agua diminuindo seu volume por falta de chuva, entre outros, mas os alunos ainda não entendem a importância de se estudar essa matéria, inclusive a Educação Ambiental que é uma das matérias dentro da ciência que se refere e ensina o respeito com o meio ambiente e a natureza, percebemos falta de interesse nas salas de aula, talvez por acharem o assunto complicado ou falta de melhor metodologia por parte do educador que permita surgir o prazer de estudar ciência por parte dos educandos.

Mayr (1980) destaca que a ciência é um processo contínuo de solução de problemas na busca de um entendimento do mundo em que vivemos e, para isso, precisamos estabelecer o diálogo entre história, natureza da ciência e o conhecimento. Também chama atenção para o equívoco que acontece no processo educativo, quando a ênfase é o estudo das partes, esquecendo a relação destas com o todo (Lemos, 2008).

A temática ambiental, considerada como um dos temas mais importantes desde o final do século passado vem sendo incorporada às preocupações gerais da opinião pública relacionadas à crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente (OLIVEIRA; FREIXO; SANTOS, 2006). Lima (2005) afirma que seu rápido crescimento e diversificação desencadearam uma multiplicidade de ações e discursos que despertaram a atenção e o esforço da pesquisa acadêmica interessada em compreender os significados, os motivos, as características e especificidades desse novo campo social.

A Educação Ambiental apresenta, como um de seus principais objetivos, a complexa tentativa de mudança de algumas atitudes e concepções dos seres humanos a respeito do meio ambiente com o intuito de fazer com que a relação homem-natureza seja uma via na qual o homem perceba a necessidade do preservar e do reeducar suas ações.

O uso das Historias em Quadrinho (HQ), surge como uma forma didática de sucesso no ensino de ciências, visto que a utilização das imagens para a comunicação data desde os primórdios da historia da humanidade, exemplo disso são as cavernas desenhadas por homens e mulheres pré-históricos, para mostrar como eram as caças, entre outras atividades de seu cotidiano. As HQs estão presentes no dia a dia na maioria das pessoas desde o seu primeiro contato com a leitura. Quem nunca leu ou pediu que alguém lesse para ele um gibi (turma da Mônica, Tio Patinhas, Homem Aranha, Capitão América, etc.) ou ate mesmo desenhou um mangá. Tirinhas e histórias em quadrinhos já aparecem em livros didáticos, revistas, concursos públicos e outros processos educativos ou seletivos. Isso caracteriza o seu reconhecimento como recurso didático.

O que torna interessante o uso das histórias em quadrinhos como fonte de motivação para os alunos é justamente a sua forma, a sua linguagem característica, que mistura elementos específicos, e resulta em uma perfeita interação entre palavras e imagens. Isso sem falar que, muitas vezes, é o único tipo de leitura para muitas crianças. (OLIVEIRA, 2005). (a linguagem não formal)

A introdução das histórias em quadrinhos (HQs) na educação aconteceu de forma bastante restrita, utilizadas inicialmente nos livros didáticos para ilustrar textos complexos. Com o tempo, foi sendo observada a boa aceitação entre os alunos e as pesquisas mostraram benefícios de sua utilização nas salas de aula como apoio pedagógico as diversas disciplinas (VERGUEIRO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com