TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o livro Epitácio Pessoa em Quadrinhos

Por:   •  18/6/2023  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação do Trabalho de Leitura

1)Apresentação da capa do livro;

2)Contexto do livro – Apresentação:

O livro ‘’Epitácio Pessoa em Quadrinhos’’ resgata,em linguagem simples,o rico passado de quem,apesar das adversidades da vida (ficou órfão de pai e mãe quando tinha 8 anos),lutou e conquistou vitórias graças ao seu esforço e a muito estudo.

3) Apresentação do livro – (História):

Tópico 1: Era 23 de maio e o ano 1865.Henriqueta esperava o nascimento de seu 5º filho.Tendo reações de início de parto,a parteira foi chamada e,pouco tempo depois,a criança havia nascido.Seu nome escolhido foi Epitácio,que proposto pelo seu pai,representava um bispo espanhol que morreu queimado na fogueira.Epitácio cresceu,e quando completou 8 anos a família decidiu se mudar para o Recife,pois sua mãe precisava de um tratamento médico.Ao se despedir do compadre,seu pai comenta que um dia aquele menino iria se tornar presidente da República.

Pouco tempo depois de se mudarem,Henriqueta contraiu varíola e faleceu.E após 40 dias de sua morte,Jose Pessoa também faleceu pelo mesmo mal. Henrique Pereira (Tio Materno ) assumiu a guarda de Epitácio e seu irmão Antônio. Epitácio , como era o mais inteligente ,ganhou uma bolsa de estudos e ficou como interno no ginásio pernambucano até terminar seu curso de humanidades. Já Antônio, por ter a saúde mais delicada, permaneceu em casa.

Tópico 2: Epitácio se dedicava muito aos estudos,até que no dia 13/11/1886,colou o grau na faculdade de direito de Recife(3 anos antes da Proclamação da República).Recém-formado,foi nomeado promotor público em Pernambuco.Depois de se tornar Deputado com a ajuda do governador,Epitácio conhece  Francisca (Chiquita,para os íntimos) e se apaixona imediatamente.Meses depois de se conhecerem já estavam casados e na companhia dos sogros,viajaram durante 10 meses à Europa,onde Francisca engravidou.Infelizmente,na hora do parto,Francisca e o bebê não resistiram,pois a criança não estava querendo nascer,então dominado pela tristeza,Epitácio voltou ao Brasil Acompanhado de seus sogros.

Tópico 3: Dias e meses se passaram e Epitácio decidiu fazer uma nova viagem à Europa,pois estava levando uma vida muito triste por quanto da morte de sua mulher e que precisava de passear um pouco e ver coisas novas.

De volta ao Brasil,Epitácio conhece Maria da Conceição em uma festa em Petrópolis.O namoro começou naquele mesmo dia,eles dançaram valsas a noite toda.Pouco tempo depois,o casamento foi realizado com a presença de inúmeros políticos e amigos.

Em 1901,nasceu a 1º filha do casal,seu nome era Laurita.Depois do nascimento de Laurita,passaram a morar na Rua Voluntários da Pátria,onde teriam ainda as filhas Ângela e Helena.Lá,a família até os últimos dias de vida de Epitácio.

Tópico 4: Em 1902,Epitácio recebeu um telegrama com a notícia de sua nomeação para ministro do Supremo Tribunal Federal (durante 10 anos). No outro dia veio a confirmação do Palácio Catete.

Em 1912,o mesmo foi convidado para ser representante da Paraíba no Senado Federal.Exerceu o mandato de 1915  á 1918.Quando terminou a 1º guerra mundial,Epitácio foi chamado para representar o Brasil na conferência da paz de Paris,em Versalhes(França).Estava viajando quando recebeu a notícia de que Rodrigues Alves foi eleito a presidência,mas morreu antes de tomar posse.Então o vice-presidente Delfim Moreira assumiu-se e foi marcada a nova eleição.

Olinto de Magalhães,titular de uma pasta no governo de Campos Sales,anunciou que Epitácio seria candidato a presidente à sucessão de Rodrigues.Ele competiria com Rui Barbosa e não estava no Brasil para defender sua candidatura.

13/04/1919 – Realiza-se as eleições sem a presença de Epitácio e o resultado chega:

*Epitácio Pessoa: 286.373 votos

*Rui Barbosa: 116.414 votos

Acontecimentos depois de Epitácio se tornar presidente:

.Em 1920 ocorreu a visita dos reis da Bélgica, Alberto I e Elisabeth,a convite de Epitácio em um ato de retribuir a acolhida recebida dos soberanos no ano anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com