TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas e Aplicações da Foodômica

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Técnicas:

Embora tenhamos algumas lacunas a serem preenchidas no estudo dos alimentos, o grande potencial analítico da Foodômica nos ajuda a resolver diversas questões relacionadas à segurança alimentar, qualidade, alimentos transgênicos, funcionais.

As técnicas de analise de alimentos vêm evoluindo bastante. Os antigos métodos de análise consistiam no que eles chamavam de “Wet Chemistry”, que consistiam basicamente em analises de pH, concentração, condutividade, salinidade, viscosidade e etc. Atualmente, existem diversas novas tecnologias que vêm sendo empregadas no estudo dos alimentos, tais como:

- Cromatografia Liquida e Gasosa: São técnicas para identificar substâncias e separação de misturas. Muito utilizadas, por exemplo, na análise de ácidos graxos em alimentos.

- Espectrometria de Massa: É um método para identificar as diferentes moléculas que compõem uma substância. Bastante utilizado em conjunto com a cromatografia líquida, na identificação e quantificação de compostos alimentares, assim como de contaminantes alimentares.

- Espectroscopia: técnicas baseadas no princípio de que moléculas e átomos interagem com radiação eletromagnética. Através desta técnica, informações estruturais, físico-química e qualitativo-quantitativa dos compostos alimentares podem ser encontradas. É bastante utilizada no estudo dos alimentos por ser rápida, ter uma medida precisa, não usam reagentes tóxicos e pode detectar diversos componentes ao mesmo tempo.

- Técnicas Biológicas: São técnicas que utilizam organismos vivos, ou então produtos de organismos, tais como enzimas, anticorpos, DNA e bio-sensores. É uma área que ainda requer muito estudo.

Aplicações:

- Segurança e qualidade alimentar: Analise de contaminações, alergênicos. Estudo e produção de alimentos funcionais.

- Alimentos Transgênicos: Alimentos geneticamente modificados, visando melhorar a qualidade, aumentar a produção e a resistência a pragas.

- Entender as diferentes respostas dos indivíduos aos alimentos e dietas personalizadas (Nutrigenômica)

- Aplicações na medicina: Estudo do efeito de ingredientes alimentares em determinado sistema, tais como: células, tecidos, órgãos.

Exemplo: Estudo global da Foodômica sobre os efeitos quimiopreventivos de polifenóis alimentares contra células do câncer de cólon. A figura nos mostra os genes, proteínas e metabólitos, identificados através de técnicas omicas, envolvidos nos principais processos biológicos alterados nas células de câncer de colón, após o tratamento com polifenóis da erva Alecrim.

Referências Bibliográficas:

CIFUENTES, Alejandro (Ed.). Foodomics: Advanced mass spectrometry in modern food science and nutrition. John Wiley & Sons, 2013.

Alejandro Cifuentes, “Food Analysis: Present, Future, and Foodomics,” ISRN Analytical Chemistry, vol. 2012, Article ID 801607, 16 pages, 2012. doi:10.5402/2012/801607

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com