TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE MODELAGEM NUMÉRICA PARA O ESTUDO DA DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS PELA USINA TERMOELÉTRICA PRESIDENTE MEDICI.

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

UTILIZAÇÃO DE MODELAGEM NUMÉRICA PARA O ESTUDO DA DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS PELA USINA TERMOELÉTRICA PRESIDENTE MEDICI.

A qualidade do ar de determinada região é afetada diretamente pelos níveis de poluição atmosférica que podem ser originados de um amplo sistema de fontes emissoras, tais como: estacionárias (indústrias, queima de lixo, emissões naturais, tais como, vulcões...), ou móveis (veículos, aviões, trens...). Da mesma forma, devem-se levar em conta os fatores do meio físico, cujos atores principais são a topografia da região e suas condições climáticas e meteorológicas.

A caracterização da qualidade desse ar que respiramos, é designada por um conjunto de fatores que compreendem a intensidade do lançamento das emissões, seu transporte e decomposição na atmosfera, seu tempo de exposição e a concentração de tal contaminante na atmosfera. Visto que, em longo prazo, esses efeitos de concentrações de poluentes não são totalmente conhecidos, a poluição atmosférica constitui-se nos dias de hoje na principal e mais grave preocupação de nossa sociedade.

A poluição atmosférica pode ser originada de várias formas e através de diferentes fontes de emissão. Dentre essas, podem se destacar as fontes constituídas principalmente pelas indústrias (termelétricas, siderúrgicas, fábricas de cimento, refinarias...); as fontes que respondem pelos veículos automotores; e as fontes fugitivas que são aquelas lançadas para a atmosfera sem o auxílio de dutos ou tubulações (chaminés, sistemas de ventilação, escapamento dos automóveis). Como exemplo dessas últimas, temos a movimentação de minerais a granel por correias transportadoras e caçambas, ressuspensão de material pulverizado depositado no solo pelo arraste eólico, emissões evaporativas na forma de compostos orgânicos voláteis a partir de lagoas de decantação, entre outros.

Um dos principais fatores e que precisa ser levado em consideração quando se trata de uma situação de poluição atmosférica, é a influência exercida pelas condições meteorológicas na dispersão dos poluentes. Devido a essa contribuição é que alguns poluentes depois de emitidos podem ser transportados à longa distância antes de alcançarem a superfície solo, originando danos às regiões mais próximas. Dentre estas diversas condições, as mais importantes, e que podem prognosticar níveis críticos de poluição do ar estão a altura da Camada Limite Planetária, estabilidade atmosférica, intensidade e direção do vento, inversão térmica e umidade relativa do ar, além de movimentos verticais originados devido aos sistemas de alta e baixa pressão.

A queima de combustíveis fósseis, principalmente do carvão mineral, está entre as fontes industriais que mais têm ocasionado mudanças significativas na qualidade do ambiente, em determinadas áreas extrativas do mineral no estado do Rio Grande do Sul.

Baseado nisso, nesse estudo analisar-se-ão as emissões de poluentes atmosféricos (material particulado (MP) e dióxido de enxofre (SO2), emitidos pela Usina Termelétrica Presidente Médici (UTPM), localizada na cidade de Candiota, a Sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, no chamado “pampa gaúcho”

As coordenadas geográficas são: 31˚17’35 / 32º02’41”S de latitude e 54˚10’58” / 53º18’35”W de longitude. Possui uma elevação média de 320 metros acima do nível do mar e, em sua generalidade, apresenta em toda sua extensão terrenos planos, sem grandes elevações, que possam inviabilizar a aplicação do modelo de dispersão utilizado.

Em relação à topografia a seu entorno, alguns fatores merecem serem destacados: a presença de um vale a nordeste da fonte de emissão com uma altura de 150 metros e a existência à sudoeste da fonte, da máxima elevação do terreno da região com aproximadamente 420 metros de altura. Climatologicamente caracteriza-se por apresentar estações bem definidas durante o ano inteiro. A direção do vento predominante é de nordeste,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com