TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VESPAS CAÇA-ARANHAS: DO DNA AO COMPORTAMENTO

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

VESPAS CAÇA-ARANHAS: DO DNA AO COMPORTAMENTO

Palestra realizada pela UVV - Universidade Vila Velha  na XII Jornada de Biologia: A Diversidade Bióligica e a sua Preservação.

A palestra foi ministrada pela Dra. Cecília Waichert, onde abordou temas como a sistemática da espécie, ex: taxonomia, filogenia e biogeografia. O que é fundamenteal na área, uma vez que, auxlia na descrição das espécies.
Citou-se também sua importância econômica, as abelhas são
polinizadoras (a polinização é um processo de transferência de grãos de pólen de uma flor para outra) e estima-se que mais de 90% das plantas com flores dependem de polinizadores animais, ou seja, a importância não só econômica mas também ecológicas das abelhas, é importantissíma.
As abelhas podem ser utilizadas como
bioindicadores, pelo fato de fornecerem fornecem sinais rápidos sobre problemas ambientais, mesmo antes do homem perceber sua ocorrência e amplitude. Além de ciclarem nutrientes e serem inimigos naturais de pestes agrícolas. Mas, para o homem, nem toda espécie é vista com bons olhos, algumas são tidas como peste.
Existem cerca de 8.7 milhões de espécies conhecidas e 80% desse valor precisa ser descrito. Dentro da ordem Hymenoptera, ordem que abriga as abelhas, formigas e vespas, aproximadamente 1 milhão de espécies ainda precisam ser descobertos! Portanto o reconhecimento do papel dos insetos é de suma importância. Esses animais ainda são pouco pesquisados e pouco protegidos. No entanto, muitos deles têm papéis cruciais na natureza e sua importância precisaria ser mais bem conhecida e divulgada. Portanto, os polinizadores são um excelente exemplo de como a natureza atua, de formas por vezes sutis, na manutenção das sociedades humanas, principalmente através de seu papel na polinização e produção de alimentos. Estuda-los e protege-los equivale no fim, a contribuir para a própria manutenção do bem estar humano.
As vepas caça-aranhas são vespas especializadas em caçar aranhas, o nome é bem sugestivo, rs. Elas paralisam a aranha, depositam o ovo, a larva futuramente irá se alimentar da aranha. São chamadas de "cavalos do cão" no nordeste. Seu grupo abriga cerca 5 mil espécies e 230 gêneros. Possuem pernas com espinhos, a região lateral do seu corpo é alongada e possui uma linha no centro. Surgiram recentemente e tiveram um boom de diversificação. Podem ser parasitóides, predatóides ou cleptoparasitóides. Também são polinizadores. A Dra. Cevília ao estuda-las teve como objetivo investigar suas relações filogenéticas. E concluiu que, houve alta convergência na família. Espécies com história natural semelhantes mostraram adaptações morfológicas semelhantes; os dados moleculares mostraram resultados diferentes dos morfológicos.

Bárbara Martins Lopes, acadêmica do curso de Ciências Biológicas pela UVV - Universidade Vila Velha.

VILA VELHA
2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com