TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão histórica, definições, tipos e objetivos

Artigo: Visão histórica, definições, tipos e objetivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Artigo  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

Visão histórica, definições, tipos e objetivos

Na escola de Educação Infantil, a brinquedoteca funciona como um espaço de aprendizagens, com função lúdica, permitindo a criança se expressar, transformar, interagir, fantasiar e se desenvolver.

O brincar é introduzido na vida da criança de forma natural, ela precisa exercitar a ludicidade, pois esses momentos são bastante importantes para que ela explore esses espaços, tornando cada momento como novos desafios.

O objetivo da brinquedoteca através de jogos e brincadeiras é desenvolver o motor, social, cognitivo e afetivo da criança, contribuindo para o processo de socialização, obtendo efeitos positivos para o seu aprendizado através de brincadeiras para estimular seu desenvolvimento. E no brincar irá atuar como estratégias positivas para a construção do conhecimento, no enquanto eles brincam o professor acompanha, para poder conhecer as crianças.

A brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade é para formação de educadores, esse espaço organizado serve para apoiar aulas práticas do curso de pedagogia.

Esse espaço também pode ser aberto à comunidade, para profissionais e estudantes desenvolver pesquisas voltadas ao comportamento de crianças.

O professor precisa aprender a trabalhar o lúdico com as crianças ter sempre um objetivo, tem que saber qual a sua contribuição e seus resultados alcançados, pois a brinquedoteca não é um lugar apenas para distração das crianças serve para estimular e desenvolver suas fantasias, sociabilidade, criatividade, sensibilidade e sentimentos.

no hospital a brinquedoteca funciona como um suporte para ajudar no tratamento de crianças que se encontram internado. Como o brincar, elas conseguem enfrentar melhor a situação do medo, que é natural quando deparadas nesses ambientes.

Através da brincadeira a criança consegue lhe dar melhor com suas emoções, conflitos e sua identidade como ser humano, tornando assim, um melhor resultado na luta contra uma doença e um tratamento muitas vezes doloroso.

Neste ambiente a brinquedoteca tem que ser um ambiente colorido, alegre, prazeroso, o mais próximo da realidade da criança, onde ela possa se identificar.

Os resultados comprovam que o ato de brincar em um hospital durante o seu tratamento, agiliza o processo de recuperação e minimiza os traumas causados pela internação.

Nos textos das pesquisas que fiz de Azevedo a brinquedoteca é um lugar que permiti que a criança tenha seu espaço, de forma prazerosa.

É nesse espaço que a criança através do brincar irá desenvolver o cognitivo, afetivo, motor e social. O lúdico pode ser trabalhado em qualquer espaço, desde que adaptado e adequado para elas de forma segura e confortável, atingindo assim à finalidade a que se destina.

Deixar a criança ser feliz, isso faz com que a criança se sinta capaz de realizar ações do seu imaginário. Quando nossas crianças brincam, elas se entregam em seu mundo, sem que nada nem ninguém possam atrapalhar. É preciso que o lúdico esteja sempre presente no dia a dia de uma criança.

BIBLIOGRAFIA

Azevedo, Antônia Cristina Peluso. Brinquedoteca:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com