TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca- visão histórica, definições, tipos e objetivos

Seminário: Brinquedoteca- visão histórica, definições, tipos e objetivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia- 4° Semestre A- noturno

Atividade de Auto Desenvolvimento

Nome: Tatiane Lima de Oliveira Silva

RA: 4245846592

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Tutor: Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira

Guarulhos, 12 de outubro de 2013

Aula tema 3: Brinquedoteca- visão histórica, definições, tipos e objetivos

Passo1: Espaços e objetivos da brinquedoteca na escola de educação infantil.

A brinquedoteca é um lugar onde os pequenos podem brincar livremente sem nenhuma cobrança, um espaço para as crianças explorarem a imaginação com jogos e brincadeiras lúdica.

Na educação infantil esse espaço se tornou muito importante, pois brincando a criança constrói se conhecimento e o objetivo da brinquedoteca está em tentar suprir necessidades de desenvolvimento do dia a dia auxiliando na imaginação e criatividade do aluno.

Muitas vezes o espaço da brinquedoteca é na própria sala de aula onde as crianças utilizam os brinquedos num determinado momento da aula e depois colocam os brinquedos de volta ao lugar como em uma biblioteca.

Passo 2: Espaços e objetivos da brinquedoteca nas universidades.

A brinquedoteca nas instituições de ensino superior são montadas pelos próprios profissionais da educação com objetivo de estudos e pesquisas para aperfeiçoamento na aprendizagem das crianças.

Esse espaço é muito importante para ensinar futuros educadores como trabalhar o desenvolvimento da criança com o brincar e entender a importância desse momento na vida das crianças.

Essa brinquedoteca deve ser igual a da escola de educação infantil contendo todos os recursos necessários para auxiliar o futuro educador á construir o processo de aprendizagem dos alunos.

Passo 3: Espaços e objetivos da brinquedoteca nos hospitais.

A brinquedoteca nos hospitais tem como principal objetivo auxiliar no tratamento das crianças amenizando a angustia da internação.

Para uma criança a internação interrompe a faze do brincar e esse espaço vem suprir essa necessidade das crianças com jogos e brinquedos que trabalham com a imaginação.

O espaço deve ser basicamente o mesmo da escola de educação infantil, mas contendo materiais hospitalares para o tratamento da criança hospitalizada.

Para um adulto estar em um hospital é muito ruim imagina para uma criança por isso a importância da brinquedoteca nos hospitais.

Passo4: Comentário sobre o que quis dizer Azevedo ao mencionar que “a brinquedoteca propõe uma postura existencial, qual seja ao aprender a aprender, uma forma de educação para alem da instrução”

Para Azevedo a brinquedoteca traz como ponto principal a educação lúdica onde acriança brinca livremente, mas de maneira correta. É um espaço onde a criança explora sua imaginação e se desenvolve intelectualmente de forma prazerosa e divertida.

Azevedo diz que é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com