TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos Genitais Femininos Internos

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO I

Órgãos genitais femininos internos

São ovários, tubas uterinas, útero e vagina. Os órgãos genitais femininos externos não são estudados na histologia.

Entre as funções do sistema genital feminino:

  • produção de gametas;
  • síntese de hormônios
  • recepção do gameta masculino;
  • fornecimento do ambiente adequado para a

fertilização do ovócito pelo espermatozoide;

  • fornecimento de suporte físico e hormonal

para o desenvolvimento embrionário e fetal.

Ovários

Órgãos em forma de amêndoa, cerca de 5cm em seu maior diâmetro. Revestimento externo de epitélio cúbico simples, chamado epitélio germinativo, pois achava-se que dava origem ao folículo ovariano. Túnica albugínea de tecido conjuntivo denso, dá o aspecto amarelado ao ovário. Na região cortical são encontrados todos os folículos ovarianos em um estroma de tecido conjuntivo, esses folículos ovarianos estão em desenvolvimento, em tamanhos diferentes. Região medular já tecido conjuntivo frouxo e vasos sanguíneos, o que dá suporte ao ovário.

Desenvolvimento dos ovários

Células germinativas primordiais migram do saco vitelínico aos primórdios gonadais no primeiro mês, fazem divisão formando as ovogônias, que são 7 milhões no final do 5º mês. As ovogônias entram na primeira divisão meiótica até o 7º mês de vida, formando os ovócitos primários. Na puberdade, são de 300 a 400 mil ovócitos.

São ovulados cerca de 450 ovócitos ao longo da vida fértil da mulher, e os outros degeneram. No ovário, e na lâmina, são encontrados ovócitos na primeira divisão meiótica.

Os folículos menores são os folículos primordiais. Recebem estímulo hormonal para que se desenvolvam em folículos primários, que podem continuar se desenvolvendo no folículo secundário ou degenerar, formando folículo atrésico. O folículo de Graal, desenvolvido a partir do secundário, sofre ação do LH e libera o ovócito na ovulação, sendo o folículo maduro. Se torna temporariamente um folículo hemorrágico após a ovulação, e depois se torna o corpo lúteo. Se não há gravidez, o corpo lúteo degenera formando corpo albicans, fagocitado ao longo do tempo.

Folículos primordiais ficam mais corticais, na extremidade da lâmina.

Dessa forma, são quatro tipos principais de folículos:

  • primordiais (ficam mais corticais)
  • primários (em crescimento);
  • secundário;
  • maduro ou de graaf (são bem grandes, parecem vacúolos)

Folículo primordial

O menor de todos, tem uma única camada de células foliculares (que ficam próxima da túnica albugínea), essa são achatadas, quase não visíveis. Conforme o corte dá para ver o núcleo. São os folículos em maior quantidade, estão próximos da túnica albugínea. Essas células recebem estímulo hormonal, na entrada da menarca, formando folículos primários. O desenvolvimento folicular é estimulado pelo FSH e LH.

Cuidado! Não confundir com folículos primários.

Folículo primário unilaminar

As células foliculares que antes eram achatadas passam a ser cúbicas, então o folículo primário tem uma única camada de células foliculares cúbicas, sendo portanto um folículo primário unilaminar. O crescimento folicular é estimulado pelo FSH. É formada a zona pelúcida, entre as células foliculares e o ovócito. A zona pelúcida é uma camada acidófila, acelular, de glicoproteínas secretadas pelo ovócito e pelas células granulosas (= células foliculares). A zona pelúcida é uma das barreiras encontradas pelo espermatozoide para penetrar e fecundar o ovócito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (192.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com