TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos do sistema respiratório

Artigo: Órgãos do sistema respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Pulmão

Órgão do sistema respiratório especializado na troca de gases. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) do corpo.

O pulmão é encontrado em muitos animais vertebrados, mas não existe em insetos e artrópodes como moscas e aranhas, por exemplo. Ele apresenta diferentes formas e tamanhos: desde pequenas estruturas parecidas com saquinhos, em peixes pulmonares, até grandes estruturas encontradas em anfíbios, pássaros e mamíferos.

O ser humano tem dois pulmões localizados no interior do peito, ou cavidade torácica, recobertos por uma membrana protetora conhecida como pleura. Um músculo envolvido na respiração, o diafragma, separa os pulmões da cavidade abdominal. Artérias pulmonares (as únicas do corpo por onde flui o sangue venoso) transportam o sangue com gás carbônico do coração para o pulmão. O sangue oxigenado no pulmão vai ao coração pelas veias pulmonares para, então, irrigar o resto do corpo.

Cada pulmão é dividido em partes ou lobos. O pulmão direito é maior e tem três lobos; o esquerdo tem apenas dois. Cada lobo é servido pelo brônquio subdividido, ou bronquíolos, responsável pelo transporte de ar da traquéia para os alvéolos. Traquéia, brônquios e bronquíolos formam um sistema de canais ramificados, semelhante a uma árvore de ponta cabeça. Não é sem razão que esse conjunto seja conhecido como árvore traqueobronquial.

Os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas de finíssima membrana cercadas por pequenos vasos sanguíneos ou capilares. O oxigênio pode atravessar com facilidade a membrana alveolar em função de sua espessura, atingindo os capilares para depois se ligar às hemoglobinas, células vermelhas do sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com