TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Absorção da Vitamina D

Por:   •  3/3/2022  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de obtenção da vitamina D pelo organismo

A vitamina D pode ser absorvida pelo organismo através de dois processos: Dieta e exposição solar.

Na dieta. “O ergocalciferol (vitamina D2), encontrado em plantas, e o colecalciferol (vitamina D3), encontrado em tecidos animais, são fontes de atividade de vitamina D pré-formada  ergocalciferol e o colecalciferol diferem quimicamente apenas pela presença de uma ligação dupla adicional e de um grupo metila no esteroide vegetal”. (CHAMPE, HARVEY e PERRIER, 2006, p.384).

         Alguns alimentos possuem boas quantidades de vitamina D entre eles, o salmão com 100 gramas têm 685 unidades, o atum com 100 gramas conta com 227 unidades, a sardinha com 100 gramas possui 193 unidades, um ovo possui 43,5 unidades, queijo cheddar de 50 gramas possui 12 unidades e por último carne bovina com 100 gramas possui 15 unidades. Percebe-se que todos eles são de origem animal, pois, as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais.  Mesmo alimento como o salmão que contém maiores quantidades da substância possui somente 6,85% das necessidades diárias de vitamina D em uma porção de 100 gramas. Ainda, de acordo com o neurologista Cícero Galli Coimbra, professor associado e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, é importante que todo adulto consuma no mínimo cinco mil unidades de vitamina D todos os dias, todavia o ideal seria 10 mil unidades (STUPPIELLO, 2016).

 
        Segundo Champe
et al.(2006) o precursor endógeno da vitamina D, o 7-desidrocolesterol, intermediário no metabolismo do colesterol se transforma em colecalciferol na derme e na epiderme de humanos expostos à luz solar. A vitamina D pré-formada é uma necessidade dietética apenas em indivíduos com exposição limitada à luz solar.

         A quantidade de vitamina D a ser absorvida é proporcional à quantidade de pele que está exposta a obtenção da mesma através dos raios solares. É regulada pela pele, que cessa a produção de vitamina quando atingem os valores necessários, desse modo, a orientação para obter boas quantidades deste nutriente esta relacionada à exposição de no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 20 a 20 minutos. É possível afirmar que o uso do filtro solar prejudica a absorção da vitamina D mediante a exposição ao sol. Por exemplo, o protetor fator oito inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância (STUPPIELLO, 2016).

Referências:

STUPPIELLO, Bruna. Especialistas esclarecem 12 dúvidas sobre a vitamina D. Redação Minha Vida,11/08/2016. Disponível em https://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17222-especialistas-esclarecem-12-duvidas-sobre-a-vitamina. Acesso em: 23/05/2021.

CHAMPE, P; HARVEY, R; FERRIER, D. Bioquímica ilustrada. 3°edição. Artmed Editora AS, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com