TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sobre pH e Tampão

Por:   •  18/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de pH e Tampão

Em primeiro momento, a fim de descrever o sistema bicarbonato na manutenção do pH sanguíneo, é necessário discorrer acerca do tampão biológico, de modo a atuar contra a variação do pH. Os tampões mais importantes no organismo são: bicarbonato (64%), hemoglobina (28%), proteínas ácidas e básicas (7%) e fosfato monoácido e diácido (1%). Nesse sentido, é sobremodo importante abordar sobre o sistema bicarbonato visando conservação do pH do sangue entre 7,35 e 7,45. [3]

Ainda acerca dos sistemas tampões, vale salientar que esses servem para evitar os distúrbios do equilíbrio ácido – base que, por sua vez, no sangue desencadeiam alcalose respiratória, alcalose metabólica, acidose metabólica e acidose respiratória. O sistema tampão bicarbonato/ácido carbônico é dado pela equação química:

𝐶𝑂2 + 𝐻2𝑂 ↔ 𝐻2𝐶𝑂3 ↔ 𝐻𝐶𝑂 + 𝐻+[pic 1]

É sabido que quando um ácido é incorporado ao sangue, o sistema bicarbonato reage de modo a produzir um sal – formando, assim, uma reação de neutralização representada por: ácido + base = sal + água. Vale salientar que o sistema tampão é compreendido pela relação entre o bicarbonato e o ácido carbônico (𝐻2𝐶𝑂3), sendo, esse último, um ácido fraco e com menor grau de dissociação em íons de 𝐻+ e bicarbonato. O ácido carbônico se dissocia em 𝐶𝑂2 + 𝐻2𝑂 – eliminado nos pulmões. Diante disso as reações são representadas da seguinte forma:

𝐻𝐶𝑂 + 𝐻+ ↔ 𝐻2𝐶𝑂3[pic 2]

𝑂𝐻 + 𝐻2𝐶𝑂3 ↔ 𝐻𝐶𝑂 + 𝐻2𝑂 [2][pic 3]

No que concerne ao H+ é importante notabilizar que representa a concentração de pH e, por conseguinte, seu controle de dá por meio da seguinte fórmula:

[𝐻𝐶𝑂]

𝑝𝐻 = 𝑝𝐾𝑎 + 𝑙𝑜𝑔        3

[𝐻2𝐶𝑂3]


[1]

Em síntese, com base no exposto, é possível concluir que o corpo humano realiza suas funções de forma a manter a homeostase para o bom funcionamento do organismo e para que isso aconteça é necessário um controle na regulação dos processos fisiológicos, incluindo o sistema bicarbonato na manutenção do pH sanguíneo. O tampão bicarbonato exerce sua função para evitar o desenvolvimento de acidose (pH<7,35) ou alcalose (pH>7,45) em células sanguíneas.

[pic 4]

Posto isso, quando o gás carbônico é dissolvido no plasma, ele reage com água, produzindo o ácido carbônico, podendo dissociar-se em um íon bicarbonato e 𝐻+ , devido ao 𝐻2𝐶𝑂3 ser um intermediário instável. O íon em questão age como uma base conjugada e é a capaz de receber os prótons resultantes da dissociação de ácidos, com isso forma novamente o ácido carbônico, que mesmo sendo fraco, é instável e tende a se desdobrar em gás carbônico e água, não alterando o pH na mesma proporção que o próton. E, por fim, esse gás reage novamente com a água, seguindo as etapas anteriores e repondo a concentração de próton do sistema, mantendo o pH. [4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (593.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com