TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A           Bioquímica Celular

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

                        Bioquímica Celular

Substância orgânica é toda substância que apresenta em sua molécula C ligado diretamente à H. Elas são as moléculas que formam todo tipo e forma de vida em nosso planeta, não existe coisa viva totalmente inorgânica. E por isso elas são mais complexas e de grandes cadeias devido a diversas propriedades especiais do carbono.
Já as substancias minerais ou inorgânicas são compostos mais simples, facilmente sintetizados e manipulados e de modo geral são - ácidos, bases, sais, óxidos, hídricos

Os principais elementos químicos que compõe a matéria viva são: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

As principais substâncias que constituem os seres vivos são: sais minerais (1%), ácido nucléico (1%), glicídios (2%), lipídios (2% a 3%), proteínas (10% a15%)e água (75% a 85%).

Alguns íons como de cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio são necessários em quantidades relativamente grandes, superiores a 100mg por dia e, por isso, são denominados macroelementos ou macronutrientes.

Outros íons como os de ferro e de zinco são necessários em quantidades relativamente baixas, inferiores a 20 mg por dia; são denominados microelementos ou micronutrientes minerais.

Água:

 A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida. Podemos dizer que cerca de 70% a 85% da massa de qualquer ser vivo é constituída por água. Ela é de essencial importância nas reações químicas metabólicas por suas interações serem fracas, porém, muito abundantes, em muitas reações participa como reagente, em outras, é gerada como produto.

                                     [pic 1]

  É um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo e também funciona como solvente de substancias melhorando a rapidez e ponderando as reações químicas.

  Um problema muito importante relacionado a água é a desidratação é a perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos. Os sintomas são: Dor de cabeça, pele seca e lábios, boca seca e língua seca com a saliva grossa, cãibras nos braços e pernas, olhos fundos e secos, com pouca ou nenhuma lágrima ao chorar, diminuição da sudorese, aumento da temperatura corporal, rápida freqüência cardíaca, fadiga ou fraqueza e náuseas e vômitos. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia.

                                  [pic 2]

  Consumir bastante líquido e alimentos ricos em água é a maneira mais fácil de evitar a desidratação.      Você pode obter fluidos não apenas de água, mas também de outras bebidas (como sucos) e alimentos.

Glicídios:

  Os glicídios também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são biomoléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimento. Gerar energia, atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos, participar da estrutura dos ácidos nucléicos tanto do RNA quanto do DNA sã algumas importantes funções que apresentam nos seres vivos.

                                        [pic 3]

                                                Beterraba: alimento rico em sacarose.

  Podemos classificar os glicídios em três grupos: monossacarídios, dissacarídios e polissacarídios.

  Monossacarídios: Os glicídios mais simples são os monossacarídios, que apresentam fórmula geral (cH2O). Exemplos de monossacarídios é glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

  Dissacarídios: são moléculas formadas pela união de dois monossacarídios. A reação de formação de um dissacarídio é uma síntese por desidratação. Exemplo de dissacarídio é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose.

  Polissacarídios: são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de motiossacarídios. Exemplos de polissacarídios é amido, glicogênio, celulose, quitina, entre outros. 

 

LIPÍDIOS:

O termo lipídios designa alguns tipos de subtâncias orgânicas cuja à principal

característica é a insobilidade em água e solubilidade em certos solventes orgânicos.

São três os tipos de lipídios: Glicerídios, Carotenóides e esteróides.

Óleos e gorduras são glicerídios, assim, o embrião sofre um desenvolvimento embrionário

para originar uma nova planta e fá-lo utilizando a energia contida no óleo armazenado na semente.

A gordura que é um glicerídio também, é importante para animais do clima frio, pois ela faz uma

camada de calor sob a pela do animal matendo o calor em seu corpo.

Algumas folhas e frutos possuem depoósitos de ceras em sua superfície, e isso é imporante porque

as ceras fazer com que à água da chuva deslize e não fique sob a folha ou fruto, o que iriaapodrece-lo.

Os esteróiodes diferem dos glicerídos e das ceras, sendo considerados uma categoria especial de

lipídios. As moléculas de esteróides são compostas por átomos de carbono interligados, formando quatro anéis de carbônicos aos quais estão ligados outras cadeiras carbonicas, grupos hidroxila

ou átomos de oxigênio.

O colesterol tem várias funções no organismo humano, mas as principais são a produção de hormonios sexuais e fabricação de vitamina D. Ele se encontra em grande s quantidades nos doces

e frituras.

                               [pic 4]

PROTEÍNAS:

As proteínas são moléculas orgânicas mais abundantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (871.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com