TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de fibra bruta

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A espécie Ipomoea batatas também vulgarmente conhecida como batata-doce, é muito rica em carboidratos, com teores variando entre 25% e 30%, sendo o amido o principal deles. É uma das principais hortaliças cultivada no Nordeste brasileiro e do país. É uma planta de fácil cultivo, de baixo custo de produção e muito adaptável a diversas condições. Na indústria, é uma matéria prima para doces enlatados, para extração de amido e pode ser usada também para a produção de álcool carburante. Na alimentação animal, a raiz e a rama podem ser usadas em sua forma natural, picada, ensilada ou na forma de farinha seca, principalmente para bovinos e suínos. A batata pode também ser componente de rações para esses animais.

As fibras dos vegetais são constituídas principalmente por celulose, hemiceluloses e lignina, componentes estes encontrados em altas concentrações na parede celular. A fibra dietética tem um importante papel para a saúde e deve estar presente numa alimentação saudável. As fibras também são muito importantes como matéria prima para manufatura, podendo ser fiadas, para a formação de fios, linhas ou cordas ou dispostas em mantas, para a produção de papel, feltro e outros produtos. A determinação da fibra bruta de uma amostra vegetal é baseada na remoção dos demais constituintes da amostra , que não seja a própria fibra. A extração é realizada através da hidrólise, solubilização e filtração dos compostos mais facilmente hidrolisáveis e solúveis, os quais não fazem parte do conjunto determinado como fibra bruta.

Material e Métodos

A amostra de batata doce desengordurada é transferida para um Erlenmeyer de 500 mL, sendo adicionado 200 mL de ácido sulfúrico a 1,25% fervente e, em seguida, foi acoplado ao Erlenmeyer um condensador de refluxo e colocado para aquecer numa chapa de aquecimento durante 30 minutos. Depois de aquecida, a amostra foi filtrada, utilizando um conjunto de filtração à vácuo, em funil de Buchner usando como filtro, um tecido de náilon. Com água destilada fervente, o resíduo da amostra foi lavado e depois o filtro de náilon contendo a amostra foi transferido para um funil, em um suporte universal com o Erlenmeyer, anteriormente utilizado, e com 200 mL de NaOH a 1,25%, os resíduos que estavam contidos no filtro foram retirados e depositados no Erlenmeyer. Em seguida o Erlenmeyer foi novamente colocado e acoplado ao condensador de refluxo, na chapa de aquecimento por 30 minutos. Após o aquecimento, o resíduo foi novamente lavado com água destilada fervente e filtrado por um conjunto de filtração à vácuo. No entanto, água destilada foi adicionada até neutralizar o meio, usando como referência o papel indicador. Atingindo o pH neutro, foram adicionados 20 mL de etanol e depois mais 20 mL de éter de petróleo e novamente filtrado. Após a filtração o filtrado foi transferido para um pesa-filtro junto com o papel de filtro de tara total 27,1502 g, e colocado na estufa a 100ºC por 2 horas, e em seguida, o pesa-filtro com a amostra foi transferido para o dessecador por cerca de 10 minutos, e depois pesado, obtendo-se 27,1504 g. Utilizando um cadinho previamente queimado e tarado 20,3530 g, a amostra foi calcinada a 575ºC até obter as cinzas. Após a calcinação o cadinho contendo as cinzas foi pesado obtendo-se 20,3619 g.

Resultados

(PF + pf) : Peso do pesa-filtro + papel de filtro = 27,1502 g;

(PF + pf + R) : Peso do pesa-filtro + papel de filtro + resíduo = 27,1504 g;

PC : Peso do cadinho = 20,3530 g;

(PC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (571.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com