TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Farmacêutico no suporte Básico de vida

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

BIOQUÍMICA CLÍNICA  

 

BILIRRUBINA 

 

[pic 1] 

 

 

         Ailton Araújo Silva                 RA: C01660-8     

                                                                     Marcos André Kapor             RA: T394AE-7  

                                                                     Fernando. B. Bandeira          RA: C27FGJ-1   

                                                                  Thommy De Souza Rotta      RA: C25303-0 

  

 

 

Curso: Farmácia – 7º semestre                         

Disciplina: Bioquímica Clínica   

Prof°: Jefferson n. Ribeiro      

Grupo: 05                                              

 

Bilirrubina

OBJETIVO: Se a bilirrubina não estiver se associando ao açúcar (conjugada) no fígado e/ou não estiver sendo adequadamente removida do sangue, significa que pode haver um problema no fígado. Por isso, o exame da bilirrubina presente no sangue é eficaz para avaliar danos no fígado.

INTRODUÇÃO: A bilirrubina é um pigmento amarelo presente no sangue e nas fezes. Níveis altos de bilirrubina causam o amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos, denominado icterícia. A bilirrubina é produzida pelo organismo quando os glóbulos vermelhos se desintegram. A desintegração de células velhas é um processo normal e saudável. Após circular no sangue, a bilirrubina chega ao fígado. No fígado, a bilirrubina é excretada dentro do ducto biliar e armazenada na vesícula. Depois disso, a bilirrubina vai para o intestino delgado como bile para auxiliar na digestão da gordura, sendo por fim excretada nas fezes. A bilirrubina associada ao açúcar é chamada direta ou conjugada, enquanto a não associada ao açúcar é denominada indireta ou não conjugada. Toda a bilirrubina presente no sangue é referida como bilirrubina total.O exame de bilirrubina no sangue fornece uma contagem precisa dos níveis dos três tipos de bilirrubina no sangue: direta, indireta e total.

 Bilirrubina indireta não conjugada transportadora na albumina na corrente sanguínea

A bilirrubina não conjugada, que é lipossolúvel, é convertida pela ao da enzima UDP-glicuronosil transfere-se em compostos solveis em ·água que só o monoglicuronato (15% do total) e o diglicuronato (85% do total) de bilirrubina. Esses compostos são passíveis de rápido transporte através da membrana canalicular para a bile. O processo de excreção de bilirrubina para o canalículo biliar requer energia, sendo um dos passos mais suscite- viés de comprometimento quando a célula hepática È lesada. Quando esse passo do metabolismo da bilirrubina È comprometido, ocorre diminuição da excreção de bilirrubina para a bile e regurgita-o da bile para o sangue. No sangue, a bilirrubina conjugada também se liga ‡ albumina, entretanto, isso se faz tanto de forma reversível como não reversível. Da liga-o no reversível resulta a formação de complexos que no só filtrados pelos rins e podem ser detectados na circulação durante várias semanas apus a resolução do processo causador da icterícia. Uma vez excretada do hepatócito, a bile È transportada dos canalículos biliares para os dáctilos, destes para os ductos Inter lobulares e destes para os ductos septais, e, assim, sucessivamente, até atingir os dois principais ductos hepáticos que emergem dos lobos direito e esquerdo do fígado. Os dois ductos formam o ducto hepático comum, o qual apus unir-se com o ducto cístico e formar o ducto biliar comum, desemboca no duodeno.

A bilirrubina não conjugada, como È firmemente ligada albumina, no È filtrada pelos glomérulos renais e, não sendo também secretada pelos túbulos renais, no È excretada na urina. Uma farão da bilirrubina conjugada liga-se ‡ albumina, enquanto uma pequena farão permanece no ligada, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina. Tal fora- Ao È responsável pela mudança da cor da urina, a qual pode ser cor de chá· forte ou mesmo cor de Coca-Cola (colaria), na dependência da quantidade de bilirrubina presente.

Procedimento

Materiais utilizados:

02 pipetas automáticas

03 tubos de ensaio

01 estante para tubos

01 cronômetro

01 espectrofotômetro

01 banho maria

02 cubetas

Amostra, padrão n° 2, agua destilada ou deionizada, reagente biureto

    Branco

   Direta

   Total

Agua destilada ou deionizada

1,0 ml

1,0 ml

-----------

Acelerador(nº1)

----------

-----------

1,0 ml

Ácido Sulfanilico(nº2)

0,1 ml

-----------

-----------

Diazo Reagente

-----------

0,1 ml

0,1 ml

Amostra  

0,05 ml

0,05 ml

0,05 ml

 

Misturar e esperar 5 minutos. Determinar as absorbâncias das bilirrubinas direta e total em 525nm ou filtro verde (500 a 540), acertando o zero com o branco. A cor é estável por 30 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (201.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com