TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitocôndria é a usina química da célula

Por:   •  20/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

A mitocôndria é a usina química da célula, isto é, quase toda a produção da energia consumida pela célula é gerada na mitocôndria na forma de composto altamente energético conhecido como ATP (adenosina trifosfato).

O espaço compreendido pela membrana interna é denominado de matriz mitocondrial onde se localizam as enzimas do ciclo de Krebs que constitui-se de uma série de reações enzimáticas em cadeia completando um ciclo entre a primeira e a última reação.

Etapas do Ciclo de Krebs

A descarboxilação oxidativa do piruvato dá início ao ciclo de Krebs. Ela corresponde a remoção de um CO2 do piruvato, gerando o grupo acetil que se liga a coenzima A (CoA) e forma o Acetil-CoA.

Observe que essa reação produz NADH, uma molécula carregadora de energia.

Etapas (1 - 2) → A enzima citrato sintetase catalisa a reação de transferência do grupo acetil, proveniente da acetil-CoA, para o oxaloacetato formando o citrato e liberando a Coenzima A. O nome do ciclo está relacionado com a formação do ácido cítrico e as diversas reações que decorrem.

Entre o citrato e o isocitrado ocorro o rearranjo da cadeia carbônica.

Etapas (3 - 5) → Ocorrem reações de oxidação e descarboxilação originando alfa-cetoglutarato. É liberado CO2, o NAD+ pega o hidrogênio do isocitrato e forma NADH.

Etapas (6 - 7) → Em seguida o alfa-cetoglutarato passa por reação de descarboxilação oxidativa, catalisada por um complexo enzimático do qual fazem parte a CoA e o NAD+. Essas reações originarão o Succinil-Co, para a formação do succinato a perca de energia em forma de GTP.

Etapa (8) → O succinato é oxidado a fumarato, cuja coenzima é o FAD. Assim será formando FADH2, outra molécula carregadora de energia.

Etapas (9 -10) → O fumarato é hidratado formando o malato. Por fim, o malato sofrerá oxidação formando o oxaloacetato reiniciando o ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (567.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com