TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTIR DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POROSOS

A PARTIR DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO.

FERNANDA FINAMORE

Mat – 15010104

LUANA CARDOSO FROTA

Mat – 15067696

MANAUS - AM

2017


FERNANDA FINAMORE

Mat – 15010104

LUANA CARDOSO FROTA

Mat – 15067696

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POROSOS

A PARTIR DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO.

Trabalho no formato arquivo cientifico apresentado ao Centro Universitário do Norte (UNINORTE), como requisito parcial para a obtenção de nota do 6º período do Curso de Téc. de Petróleo e Gás, Turma: TPN06S1.

Orientadora: Prof. Kássia Regina F. da Ressurreição.

MANAUS - AM

2017

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POROSOS

A PARTIR DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO.


EVALUATION OF POTENTIAL CONTAMINATION OF POROUS AQUIFER

FROM PETROLEUM WELL DRILLING.

FINAMORE, Fernanda 1

FROTA, Luana Cardoso 2 

RESUMO

O artigo referente ao tema “Avaliação do potencial de contaminação de aquíferos porosos a partir da perfuração de poços de petróleo.” apresenta atravéz de pesquisas, embasamento teórico para afirmar que a técnologia envolvida na perfuração de poços de petróleo vem sendo desenvolvida e atualizada ao longo do tempo desde as primeiras perfurações devidamente documentadas, o artigo também denota que ainda há muito que se estudar e evoluir no que tange ao tema proposto. Vários são os problemas e fatores envolvidos em uma perfuração de poço de petróleo, no entanto o enfoque do trabalho é a contaminação dos aquiferos porosos em consequencia da perfuração,  veremos aqui que existem alguns tipos especificos de aquiferos, formas e produtos quimicos utilizados no ato da perfuração, tais produtos tem critérios e especificidade para o devido uso, e ainda, a adoção de medidas preventivas e corretivas, afim de diminuir os riscos de contaminação dos aquiferos.

Palavras-chave: Contaminação de Aquíferos; Perfurações; Resíduos de Perfurações.

ABSTRACT


The article about "Evaluation of the potential of contamination of porous aquifers from the drilling of oil wells" is presented through research, theoretical basis to affirm that the technology involved in the drilling of oil wells has been developed and updated throughout of the time since the first wells duly documented, however the article also denotes that there is still much to study and evolve with regard to the proposed theme. There are several problems and factors involved in an oil well drilling. However, the focus of the work is the contamination of the porous aquifers as a consequence of drilling, we will see here that there are some specific types of aquifers, forms and chemicals used in the act of drilling, these products have criteria and specificity for proper use, and also, the adoption of preventive and corrective measures, in order to reduce the risks of contamination of aquifers.

Keywords: Contamination of aquifers; Drilling; Drilling Residues.

_____________

1Graduanda do Curso de Téc. de Petróleo e gás do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), fernanda.finamore.apui@gmail.com;  2Graduando do Curso de Téc. de Petróleo e gás do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), luanacards@gmail.com.

Manaus - AM,  Outubro de 2017.

INTRODUÇÃO

Durante a perfuração de poços, são produzídos resíduos líquidos, gasosos e sólidos que podem ser nocivos ao meio ambiente e à saúde. No entanto os prejuísos podem ser minimizados através da adoção de práticas já amplamente estudadas e testadas. Ao longo das últimas décadas, a indústria petrolífera tem estudado o impacto dos resíduos, consequentes de tais perfurações, sobre o meio ambiente e assim apresentado propostas para o devido tratamento dos rejeitos e produtos utilizados no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com