TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Bioética

Por:   •  11/7/2022  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE COSMOPOLITA

BACHAREL EM BIOMEDICINA

DISCIPLINA: BIOETICA

DOCENTE: DEBORA FERNANDES

MATHEUS LIMA VARELA

REDAÇÃO SOBRE O ARTIGO: ETICA E PESQUISA CLÍNICA DE HENRY K. BEECHER.

BELÉM/PA

2022

O artigo em questão apresenta uma grande problemática discutida até os dias atuais, sobre a utilização do corpo humano para pesquisas. O autor trouxe essa problemática que na época era pouco discutida na área medica, o artigo causou um alvoroço, pois trouxe as falhas da área medica em relação há ética em pesquisas clinicas e as barbáries feitas com humanos em prol da ciência. Em meados da segunda guerra mundial houve candidatos pra as pesquisas, só que não foram explicados aos mesmos os riscos, nem mesmo souberam o que seriam os objetivos do estudo. O artigo apresente as razões a temática em questão era tão urgente para há época, devido aos erros éticos cometidos na época.

O autor do artigo aponta que os pacientes não eram submetidos há nenhum termo de consentimento, mas pela confiança ou insistência de seus médicos acabavam concordando em participar dos estudos/pesquisas, como dito no parágrafo acima, os mesmos não eram informados dos objetivos, dos possíveis efeitos colaterais dos estudos propostos pelos seus médicos. O autor do artigo mostra vinte e duas problemáticas acerca da ética nas pesquisas clínica-médica.

Através da leitura do artigo de Henry K. Beecher,  pôde se destacar o exemplo 5, que faz parte da categoria de estudos fisiológicos, neste exemplo foi realizado um estudo duplo-cego há cerca de um antibiótico por nome de cloranfenicol, para poder ser realizado um  estudo sobre a toxicidade deste fármaco, visto que ele era um dos principais causadores de anemia aplásica, o objetivo deste estudo era realizar adicional adicional da toxicologia da droga, foram usados quarenta e um pacientes escolhidos aleatoriamente, devidos as doses do fármaco ministrada há esses pacientes, muitos entravam em estado crítico de saúde, como o comprometimento da medula óssea, desta forma, causando problemas na hematopoese, outros tiveram a circulação cerebral comprometida, fazendo com que os mesmos evoluíssem para um estado de confusão mental e outros evoluíram para quadros de morte cerebral.

Mediante o exposto, quantos destes pacientes que se voluntariaram, foram informados dos riscos e das possíveis anormalidades que aconteceriam em seus corpos? será que se eles soubessem desses riscos, ainda assim concordariam em participar dos estudos? Graças ao autor do artigo, o assunto entrou sobre a ética ganhou vez e voz, hoje temos normas que devem ser seguidas para um estudo/pesquisas com humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com