TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solubilidade de Triacilgliceróis

Por:   •  6/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Solubilidade de Triacilgliceróis

Verificou-se a solubilidade do óleo de soja em três solventes: água (H2O), etanol (CH3CH2OH) e éter etílico (C4H10O). Os resultados encontram-se na tabela abaixo:

Tabela 1 – Solubilidade do óleo em diferentes solventes

Solventes

H2O

CH3CH2OH

C4H10O

Solubilidade

Insolúvel

Parcialmente Solúvel

Solúvel

 

A água é um composto altamente polar (contem duas cargas parciais positivas e uma negativa). A força de interações moleculares entre as moléculas de água por ligações de hidrogênio impede que um composto apolar se ligue às moléculas vizinhas, provocando a separação de fases. Era esperado, portanto, que o óleo fosse insolúvel nesse composto. A solubilidade parcial do óleo em etanol ocorre porque o etanol possui uma extremidade polar, onde a hidroxila está ligada ao carbono saturado, além de possuir uma pequena cadeia carbônica (parte apolar). O éter, então, mostrou-se o melhor solvente nesse experimento, solubilizando o óleo completamente, devido a sua polaridade extremamente baixa.

3.2 Acidez Livre

Observaram-se os seguintes resultados para este experimento:

Antes de agitar

Após agitação

Coloração do tubo-controle

Rosa

Rosa

Coloração do tubo com óleo de soja

Rosa

Incolor

Inicialmente, a adição de hidróxido de potássio (KOH) basificou o meio, evidenciado pela coloração rosa ao adicionar o indicador (fenolftaleína). Ao agitar, as moléculas de ácidos graxos livres tornaram-se expostas para serem neutralizadas pela base. Essa neutralização transformou então a cor do meio. Para um pH neutro a fenolftaleína tornou-se incolor. O tubo-controle, contendo água, não sofreu alteração após a agitação. A reação ocorrida é a seguinte:

RCOOH + KOH = RCOO- K+ + H20

3.3 Saponificação dos Triacilglicerídeos

A reação de saponificação identifica a presença de ácidos graxos no meio. Ao hidrolisar um triacilglicerol na presença de bases, formam-se os sabões, que são sais de ácidos graxos. Como a base utilizada foi hidróxido de sódio (NaOH), o sabão formado mostrou-se solúvel em água, pois o sódio é um metal alcalino (cátion monovalente). A saponificação da trioleína, principal triacilglicerol no óleo de soja, é mostrada pela reação abaixo:

[pic 1] [pic 2]

OBS: COLOCAR A FÓRMULA CERTA NO LUGAR DE R E COLOCAR ∆ EM BAIXO DA SETA

3.4 Separação dos Ácidos Graxos

A solução obtida a partir da reação de saponificação, ao reagir com ácido acético concentrado, na presença de fenolftaleína, formou uma mistura com duas camadas. A camada superior apresentou coloração amarela e textura gordurosa. Tal resultado demonstra a presença de ácidos graxos livres no meio. O pKa dos ácidos graxos são maiores do que o do ácido acético, o que promove a reação do Na+ com o ácido, liberando os ácidos graxos livres na superfície. A reação obtida é apresentada a seguir:

R-COO-Na+ + CH3COOH = RCOOH + CH3COO- Na+

OBS: COLOCAR A FÓRMULA CERTA NO LUGAR DE R

3.5 Formação de Sabões Insolúveis

Em um dos tubos contendo sabão foi adicionado cloreto de cálcio (CaCl2) 10%. O aparecimento de um precipitado branco insolúvel mostrou a separação do sabão insolúvel da solução. A insolubilidade do sabão ocorre porque o ânion do sal de ácido graxo reagiu com cálcio (Ca), que é um metal alcalino terroso e, quando oxidado, torna-se cátion 2+, que é insolúvel em água. Trata-se do fenômeno da “água dura”. A reação correspondente a este experimento é:

2R=OO-Na+ + CaCl2 = RCOO-Ca+ + NaCl2

OBS: COLOCAR A FÓRMULA CERTA NO LUGAR DE R

3.6 Separação de Sabões por Salificação

A reação correspondente à adição de solução saturada de cloreto de cálcio (NaCl) ao sabão segue abaixo:

RCOO-Na + (s) = R=OO- (aq) + Na+(aq)

OBS: COLOCAR A FÓRMULA CERTA NO LUGAR DE R, reação de DUPLA SETA

A separação do sabão ocorre pelo “efeito do íon comum”. Esse efeito é previsto pelo princípio de Le Chatelier, onde o equilíbrio sempre será restabelecido, se deslocando no sentido de compensar a perturbação sofrida pela adição de um reagente ou produto da reação. O excesso do íon Na no sistema desloca o equilíbrio para a esquerda, diminuindo a solubilidade do sabão, o que separou o precipitado da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com