TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA PERNICIOSA NA ATROFIA GÁSTRICA

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 4

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12

A falta ou a deficiência de vitamina B12 pode causar sérios problemas, pois ela tem papel fundamental no nosso organismo.

Sua deficiência pode causar a chamada anemia perniciosa, pois a vitamina B12 desempenha diversas funções metabólicas, atuando como coenzima aceptora de hidrogênio, uma de suas funções mais importantes é agir como uma coenzima com a finalidade de reduzir ribonucleotídeos em desoxiribonucleotídeos, um passo necessário na replicação genética. Isto poderia explicar as principais funções da vitamina B12: (1) promove do crescimento e (2) e participa da formação e maturação das hemácias, em relação a anemia perniciosa, que é um tipo de anemia causada pela deficiência de maturação das hemácias, no qual a vitamina B12 é deficiente.

ANEMIA PERNICIOSA NA ATROFIA GÁSTRICA

A anemia perniciosa está associada à atrofia gástrica e à acloridria. As secreções gástricas normais contém uma glicoproteína chamada de fator intrínseco, secretadas pelas mesmas células parietais que secretoras o ácido clorídrico. O fator intrínseco é importante pois através dele a vitamina B12 será absorvida adequadamente no íleo. O fator intrínseco age de forma com que o mesmo se liga a vitamina B12 no estômago e a protege de ser degradada pela ação química ao passar pelo intestino delgado. Quando o complexo fator intrínseco-vitamina B12 chega ao íleo terminal, o fator intrínseco se liga a superfície epitelial do íleo, ocorrendo assim a absorção da vitamina B12. Na ausência do fator intrínseco, somente cerca de 1/50 da vitamina B12 é absorvida, sendo assim a quantidade adequada desta vitamina nos alimentos não fica disponível para fazer com que os eritrócitos jovens ou recém-formados amadureçam na medula óssea, resultando na doença chamada anemia perniciosa.

MATURAÇÃO DAS HEMÁCIAS – NECESSIDADE DE VITAMINA B12 (CIANOCOBALAMINA)

Devido à constante necessidade de reposição das hemácias, as células eritropoéticas da medula óssea estão entre as células de mais rápido crescimento e reprodução de todo o corpo, sendo assim, sua maturação e produção intensiva são afetadas pelo estado nutricional da pessoa.

A vitamina B12 tem grande importância para a maturação final das células de linhagem vermelha. A mesma é essencial à síntese de DNA, sendo necessária na formação de trifosfato de timidina (uma das unidades essenciais na produção do DNA), posteriormente a deficiência da vitamina B12 resulta na diminuição do DNA, ocorrendo a falha da maturação nuclear da divisão celular.

Além de não conseguirem de proliferar rapidamente, produzem hemácias maiores dos que as normais chamadas de macrócitos, possuindo uma membrana muito frágil, irregular, grande e ovolada, em vez do disco bicôncava habitual.

Os macrócitos após entrarem na corrente sanguínea é capaz de transportar oxigênio normalmente, porém sua fragilidade faz com tenham uma curta sobrevida, metade de um terço da normal, assim sendo, diz-se que a deficiência de vitamina B12 provoca a falha na maturação durante o processo da eritropoiese (processo de formação dos eritrócitos).

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 CAUSA DESMIELINIZAÇÃO DAS GRANDES FIBRAS NERVOSAS DA MEDULA ESPINHAL

A desmielinização das fibras nervosas em pessoas com deficiência de vitamina B12, ocorre principalmente nas colunas posteriores e ocasionalmente nas colunas laterais da medula espinhal, como consequência muitas pessoas que estão com anemia perniciosa devido a essa deficiência ficam paralisadas.

A causa usual da deficiência da vitamina B12 não é carência alimentar dessa vitamina, mas é devido ao déficit de formação do fator intrínseco que é uma glicoproteína, que se combina com a vitamina B12 dos alimentos, permitindo que a mesma possa ser absorvida no intestino. O fator ocorre da seguinte maneira: (1) O fator intrínseco liga-se fortemente a vitamina B12, neste caso a vitamina fica protegida da digestão pelas secreções gastrointestinais. (2) Ainda no estado ligado, o fator intrínseco liga-se a locais receptores específicos na membrana de borda, células que são encontradas na mucosa do íleo. (3) Nas próximas horas a vitamina B12 será transportada por meio de pinocitose juntamente com o fator intrínseco para o sangue, através da membrana, contudo a falta do fator intrínseco resulta na perda de grande parte da vitamina B12, devido a falha de absorção da vitamina no intestino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com