TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE LABORATORIAL DE ESPÉCIES ASSOCIADAS A UMA AMOSTRA DE Utricularia sp

Por:   •  20/11/2015  •  Artigo  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE LABORATORIAL DE ESPÉCIES ASSOCIADAS A UMA AMOSTRA DE Utricularia sp. COLETADA NO LAGO DO MAPIRI, NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Charlison Correa do Carmo¹

RESUMO 

Com o objetivo de avaliar a composição biológica assim como a diversidade de espécies microscópicas associadas as raizes de  uma espécie de macrófita aquática hidrófila, Utricularia sp. em uma amostra coletada no  lago do mapirí coletada na manhã do dia 25  de março 2012, realizou-se uma analise laboratorial tendo como resultados observados de 4 especies    sendo identificado espécies do gênero Micrasterias, Scenedesmus Staurastrum,  Pediastrum  Staurodesmus, 

PALAVRAS-CHAVE: Utricularia sp, Perifíton, Lago do Mapiri.

INTRODUÇÃO

Considerando a grande extensão territorial da Amazônia a exuberância da floresta tropical e a grande disponibilidade de ambientes aquáticos continentais, e as características peculiares de cada ambiente pode se inferir que é incipiente o conhecimento sobre os organismos associadas as plantas aquáticas dessas regiões (Melo et e al,2005). Dessa forma, a realização de pesquisas que buscam investigar a composição dessas associações intra e interespecíficas , bem como os fatores que influenciam na sua ocorrência e distribuição e a relação com outros organismos são de grande importância para o conhecimento da biodiversidade. Entre estas características na amazônia destacam-se os diferentes tipos de águas quanto à coloração  e o pulso de inundação .

 Neste cenário em Santarém encontra-se o lago do Mapiri, localizado no lado oeste da cidade, mantém-se alagadiço o ano todo, mesmo durante o verão, porém anualmente ele é invadido durante o pulso de inundação, é quando águas claras e límpidas do rio Tapajós invadem sua exuberante vegetação, renovando todo o ciclo da vida do local(Ramos,2004). Tendo em vista o Rio Tapajós ser um rio pobre em nutrientes para muitas espécies, o lago é um abrigo natural e um santuário ecológico, que por ocasião das cheias os peixes o procuram, e é invadido por centenas de cardumes, mais especificamente os Jaraquis e outras espécies, visando o interior do lago para desovar e procriar (Ramos,2004). Os organismos aquáticos influenciam a concentração de muitas substâncias diretamente por captação metabólica, transformação, armazenamento e liberação (Vidotti et al,2003). Destacando entre eles o perifíton que é descrito como uma  complexa comunidade de microbiota (bactérias, fungos, algas, protozoários e animais), detritos orgânicos e inorgânicos, que estão aderidos firme ou frouxamente a substratos submersos, orgânicos ou inorgânicos, vivos ou mortos (Wetzel, 1983).O componente mais estudado do perifíton é a alga, considerado importante produtor primário rico em proteínas, vitaminas e minerais, base alimentar para as cadeias tróficas dos ecossistemas aquáticos (Wetzel, 1990). Com o objetivo de conhecer a riqueza de espécies destes organismos, neste primeiro momento, o objetivo deste trabalho é apresentar as espécies encontradas na análise identificadas a partir da amostra coletada no lago.

MATERIAIS E MÉTODOS

A coleta da amostra apresentada enquanto substrato natural neste trabalho foi coletada no Lago do Mapiri (7m acima do nível do mar S02° 25’30.9’’/ W054°45’11.6’) ligado ao rio tapajós pelo pulso de inundação, coleta do material vivo foi feita em vidros em uma parte com água para a garantia da integridade da amostra. Sendo coletada a macrofita da especie Utricularia sp. juntamente com suas raizes e demais partes seguindo os procedimentos de coleta segundo Bicudo & Menezes(2006)

o material perifitico deve ser coletado com seu substrato, seja ele uma parte submersa de algum vegetal emergente ou organismo inteiro que viva submerso deve-se coletar tudo oque se possa ser ententido como possível substrato para fixação de algas perifiticas no ambiente: folhas(lamina e pecíolo), folhas transformadas em pelos, caules, raízes, animais e pedras.

As coletas foram realizadas na manhã do dia 25 de março de 2012. A amostra foi analisada pela equipe, em laminas e microscópio óptico com aumento de 400 vezes. As identificações e descrições das espécies foram feitas utilizando chaves de autores relacionados em (Bicudo & Menezes 2006).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao concluir as analises foram identificadas X gêneros  que são apresentadas a seguir em ordem alfabética de gêneros.

Género Micrasterias

Reino: Protista, Filo: Chlorophyta, Classe: Zygophyceae, Ordem: Zygnematales Família: Desmidiaceae, Género: Micrasterias, especie: Micrasterias sp

Descrição Resumida da Alga: Organismo verde unicelular, de cadeia curta, com membrana porosa bivalve, com uma constrição mediana (sinus) acentuada, com células desprovidas de apófises evidentes, e dividida em numerosos lobos profundos com incisões lineares. Possui dois plastos axiais laminares, um em cada hemicélula.( fig: 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com