TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA - GOVERNADOR VALADARES

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PIPETADOR AUTOMÁTICO

AULA PRÁTICA

GOVERNADOR VALADARES

2018

  1. INTRODUÇÃO:

Para a realização de experimentos em pequena escala, faz-se necessário a medida precisa de massa e de volume. Para o primeiro, existem as balanças analíticas de precisão. Já para o último, dispõe-se de micropipetas automáticas que, embora sua exatidão não possa ser garantida, conseguem realizar com precisão um grande número de medições, Essas características é fundamental para a realização de experimentos padronizados e em sequência, podendo assim, observar os padrões e perceber alterações nos ensaios.

Segundo MOULATLET, as pipetas automáticas foram inventadas por George Riggs.na década de 1940, pretendendo ser uma alternativa às pipetas graduadas de vidro convencionais, usadas pelos inspetores de leite para recolher amostras com o objetivo de constatar a presença de bactérias. Ela facilitaria e protegeria o trabalho deles, visto que a sucção do líquido era realizada com a boca.

 


  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
  • Pipeta Automática P-100;
  • Pipeta Automática P-10;
  • Ponteira para pipeta de 1000 µL;
  • Ponteira para pipeta de 100 µL;
  • Balança analítica;
  • Béquer de 50 mL;
  • Vidro de relógio.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADO

O experimento iniciou-se com a manipulação das micro pipetas automáticas P-100 e P-1000. Observou-se o funcionamento destas, assim como os procedimentos para a determinação do volume a ser coletado pela pipeta. Foi destacado também como ler a escala presente na pipeta, conforme imagem 1.

Imagem 1: representação do micro pipetador automático [pic 2]

Fonte: COMPRI-NARDY 2009

Para as duas micropipetas disponíveis, foi selecionado um volume arbitrário de 100 no visor apenas para fins de exemplo. Para a pipeta P1000 isso significa que serão sugados 1000 μL, já na P100, serão 100 μL.

As ponteiras respectivas a cada pipeta foram colocadas.

Para a sucção do líquido, o êmbolo foi empurrado até o primeiro estágio. Posteriormente, mergulhou-se as pipetas no béquer contendo um volume suficiente de água destilada e soltou-se o êmbolo, o que puxou a água.

O conteúdo das pipetas foi dispensado sobre um vidro de relógio, empurrando o êmbolo até o segundo estágio. Para aferição da exatidão da pipeta, o vidro de relógio estava em uma balança analítica tarada.

O peso encontrado para os 1000 μL selecionados na pipeta foi de 0,964 g. E, sendo a densidade da água 1 g/mL, a massa esperada era de 1 g, essa diferença ocorre pois ela apresentava-se desregulada. O resultado da pesagem foi comparado com o volume selecionado na pipeta e pode ser visto na imagem 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (417.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com