TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise laboratorial

Por:   •  19/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Secundaria Abílio Duarte

Reacções de Precipitação

[pic 1]

Data de experiencia: 22/01/16

Turma: 12° CT2

Participantes:

-João Gomes

-Anilton Varela

-Marcos Varela

-Rafael Macedo

Objectivo

O objectivo deste trabalho era verificar a formação da precipitação entre Cromato de Potássio(K2CrO4) e o Cloreto de Bário(BaCl2).

Introdução

O presente trabalho é sobre a precipitação de dois compostos, em que a precipitação é a formação de um sólido durante a reacção química e o sólido formado na reacção química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reacção química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química.

Essa reacção é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reacção química pode produzir um sólido que será colectado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.

Parte experimental

Os materiais utilizados para essa experiencia são:

- um comboplate;

-um micro espátula;

-propetes de colo fino;

 

O modo de proceder:

Primeiro devemos observar as cavidade do comboplate de A1 a A5 porque são essas cavidade que vamos utilizar, e depois com propetes de colo fino adicionamos os reagentes de acordo com o numero de gotas indicados e depois de adicionar os reagentes usando a micro espátula agitamos de forma suave de modo que se misturem.

Depois de misturar deixamos os reagentes alguns minutos para se assentarem melhor porque é feita com agua fria, se for com agua quente demora muito menos tempo.

Causa de formação do precipitado das soluções de cloreto de bário e cromato de potássio:

A causa da formação do precipitado que ocorre quando se misturam as soluções é uma reacção química em que se forma cromato de bário, o cromato de bário é insolúvel e, portanto, precipita ficando cloreto de potássio em solução.

Conclusão

Observamos que na cavidade A1 e A2 as soluções flutuantes dos precipitados são transparentes e brancos porque usamos agua fria, e na cavidade A4 e A5 são amarelas.

A quantidade de precipitado de cromato de bário formado é determinado pelo reagente em menor volume, deixando um excesso de outro reagente por reagir.

Nas cavidades A1 e A2 , há maior numero de gotas de BaCl2 do que de K2CrO4, por isso na cavidade A1 apenas uma 1 de gota de Bacl2 reagiu com uma gota de K2CrO4 e as outras 9 gotas de BaCl2 ficaram por reagir na solução transparente flutuante do precipitado na cavidade A1.

Na cavidade A2 apenas 3 das gotas de BaCl2 reagiram com 3 gotas de K2CrO4, as outras 7 gotas de BaCl2 ficaram por reagir na solução transparente flutuante do precipitado na cavidade A1.
Na cavidade A4 havia mais gotas de cromato de potássio do que de cloreto de bário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com