TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO LABORATORIAL DE ANÁLISES CLÍNICAS

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.952 Palavras (24 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 24

UNIAN - UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE ABC

LOGISTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO LABORATORIAL DE ANÁLISES CLÍNICAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

UNIAN - UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE ABC

LOGISTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO LABORATORIAL DE ANÁLISES CLÍNICAS

PROJETO INTERDISCIPLINAR REALIZADO NA UNIAN – UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO COMO REQUISITO NO CURSO DE TECNOLOGIA LOGÍSTICA SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA KARINA MIRANDA.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

RESUMO

Este trabalho surgiu do interesse de estudar a logística reversa no ambiente laboratorial e identificar como podemos aplicar os conceitos de sustentabilidade neste tema, assim utilizado esses conceitos podem auxiliar tanto na rentabilidade do negocio, como também reduzir riscos de contaminações tanto no meio ambiente como aqueles que manipulam esses materiais. Então aplicando esses conceitos de forma estratégica podemos auxiliar no crescimento do negocio e buscar cada vez mais informações, disseminando a Sustentabilidade dentro das organizações. Atualmente, o cenário econômico está em constantes mudanças, influenciado pela globalização que trouxe vários aspectos para a sociedade como um todo, nesse contexto, uma empresa que assume um compromisso com o meio ambiente e também com a sociedade pode se destacar dos concorrentes. Estes, entre outros motivos, mostraram a importância de realizar este estudo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas de como a logística reversa e a sustentabilidade pode ser aplicadas nas organizações. Após analise das pesquisas e resultados em campo percebe-se que essas ferramentas podem ser utilizadas para o planejamento e  realização desse compromisso com o meio ambiente e com a sociedade de forma rentável.

PALAVRAS CHAVES: SUSTENTABILIDADE, LOGISTICA REVERSA, ORGANIZAÇÕES E MEIO AMBIENTE.

ABSTRACT

This work came from the interest to study the reverse logistics in the laboratory environment and identify how we can apply sustainability concepts in this area, so used these concepts can help both the profitability of the business, as well as reduce contamination risks both in the environment as those who manipulate these materials. Then applying these concepts in a strategic way we can assist in business growth and get more and more information, disseminating Sustainability within organizations. Currently, the economic landscape is constantly changing, influenced by globalization that brought many ways for society as a whole, in this context, a company that makes a commitment to the environment and also to society can stand out from competitors. These, among other things, showed the importance of this study. Literature searches were carried out as reverse logistics and sustainability can be applied in organizations. After analysis of field research and results one can see that these tools can be used for planning and realization of this commitment to the environment and society profitably.

KEYWORDS: SUSTAINABILITY , REVERSE LOGISTICS , ORGANIZATIONS AND ENVIRONMENT.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................    05  

2. SUSTENTABILIDADE: DEFINIÇÃO DO CONCEITO.......................................    06

3. OS TIPOS DE SUSTENTABILIDADE...............................................................    10

3.1 LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A ÁREA LABORATORIAL DE ANALISES CLINICAS...............................................................................................................   12

4. IMPLANTANDO O PGRSS (PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE).......................................................................................     17

5. CONCLUSÂO.....................................................................................................    24

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................    25


  1. INTRODUÇÃO

        

        Diversos setores da economia já reconhecem as vantagens de controlar adequadamente seus estoques, rastrear mercadorias e monitorar processos de compras em tempo real. Sendo assim os gestores hospitalares e laboratoriais também estão dando prioridade à gestão de sua cadeia de abastecimento, observando que a infraestrutura do local e o adequado abastecimento são pré-requisitos para que a assistência seja de qualidade e segura para os colaboradores e clientes da organização de saúde. A partir destes resultados foram gerados indicadores de desempenho ambiental para o laboratório. Com o estudo foi percebido que as contribuições através da logística reversa, que operacionaliza o destino dos materiais a serem reutilizados.

        Este trabalho tem por relevância aproximar a área da logística compreendendo que esta pode trazer para o serviço a melhoria da qualidade da assistência com a redução dos custos laboratoriais e a humanização do atendimento, observando que o laboratório de analises clinica é parte em, mostrando a importância de se aplicar uma gestão de qualidade.

        No processo de logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o ciclo de vida do produto; a maior parte dos produtos que são consumidos e descartados pode ser reciclada de diversas maneiras. E é dentro deste contexto que surge a importância da logística reversa dentro dos laboratórios.

        De um modo geral a logística tem cumprido papel fundamental na gestão laboratorial, seja na redução de custos, seja no aumento da confiabilidade do sistema de abastecimento dos suprimentos, isso tem ocorrido pela formação profissional de bons gestores, a implementação de ferramentas gerenciais e a introdução de novas tecnologias, visando melhorias em qualidade e produtividade e redução de custos.

  1. SUSTENTABILIDADE: DEFINIÇÃO DO CONCEITO

Sustentabilidade é a palavra utilizada para a definição das atividades dos seres humanos em suprir as necessidades da geração presente sem comprometer as gerações futuras, o termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (384.9 Kb)   docx (624.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com