TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Moleculares

Por:   •  28/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

• Estruturas celulares que constituem as células procariontes e eucariontes;

Pode-se dizer que as células Procariontes são estruturas celulares muito menores em relação às células Eucariontes.

Através do software image scope é possível ver as delimitações das células, no caso parede celular, membranas, material genético e núcleo.

• Estruturas celulares que constituem as células eucariontes;

As células são formadas a partir do processo de divisão celular, ou seja, uma célula dá origem a outra. As células formam tecidos que dão formas e funções aos nossos órgãos. As suas diferentes colorações definem estruturas e organizações hierárquicas. Os núcleos celulares existem em diferentes formas, por exemplo, alongados ou circulares, com disposições centrais ou em periferias das células, assim dando formas a tecidos e órgãos de acordo com seu sistema e suas funções.

 Estruturas de membrana bem como as especializações referentes a ela;

As células possuem estruturas obrigatórias, membrana plasmática bem como o citoplasma. A membrana plasmática é formada por bicamada ou proteica, uma face voltada para o meio externo e uma face voltada para o meio interno onde se encontram os constituintes do citoplasma, citosol e citoesqueleto.

As especializações servem para definir funções específicas, entre elas;

Especialização junção aderente, formadas por filamentos de actina, que permitem a aderência das células.

Outro tipo de junção está relacionada a comunicação. Permite comunicação entre as células. Nessa junção existe a passagem de íons que possibilita comunicação. Também nestas junções existem as conexinas, proteínas que fazem comunicação.

Ainda outro tipo de junção se chama desmossomo, localizados nas laterais da célula ou região basao, são formados por filamentos intermediários, que permitem a ancoragem, ou seja, uma célula se une a outra.

Outra especialização é chamada de microvilosidade, formam interdigitações; aumentam a área de absorção.

Duas outras especializações importantes são: os cílios e os flagelos, que estão associados ou permitem locomoção.

Os flagelos existem em células como o espermatozoide, protozoários e bactérias.

Os cílios se encontram na região da traquéia e região nasal.

E a especialização dos estereocílios que são fixos próximos as membranas plasmáticas, presentes nos espermatozóides com função de absorção e secreção.

Identificação de especialização:

Lâmina de intestino delgado onde se observa as microvilosidades, interdigitações.

Lâmina traquéia e esofago ( porco HE ) onde visualizamos os cílios  na camada mucosa, a camada mais externa da traquéia. Associadas a essas células, as especializações da membrana com os cílios que são responsáveis pelo sistema de defesa.

Lâmina de testículo e epidídimo ( Rato-HE ) encontrado duas especializações; no flagelo do testículo e estereocílio no epididimo.

Na região do acrossomo vem o centríolo com os prolongamentos que dão origem aos flagelos. Quando são produzidos espermatozoides eles são enviados aos epididios, no epidídio tem os estereocílios, onde são realizadas absorção e secreção. Por exemplo, absorvem resíduos que são produzidos pelos espermatozoides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com