TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Enzimas Cardíacas

Por:   •  5/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

 Bioquímica Clínica

Aula 4 – Enzimas Cardíacas - Questões

1. Se as enzimas CK, CK-MB e LDH tiverem seus valores aumentados é possível afirmar que se trata de infarto?

Resposta: é possível afirmar que provavelmente pode ser um infarto, entretanto a alteração destas enzimas, isoladamente, pode ocorrer em outras situações clínicas. A CK pode estar alterara em distúrbios físicos ou em praticantes de atividades físicas intensas, por exemplo. A CK-MB é específica do coração, mas pode sofrer interferências na dosagem, se utilizados kits enzimáticos, devendo ser investigadas a presença de macromoléculas. A LDH pode estar aumentada na ocorrência de multiplicação celular de origens diversas, como em cânceres, por exemplo. O ideal é confirmar com outra enzima específica do coração, como a mioglobina ou as troponinas I e/ou T.

2. O que deve ser feito se a dosagem da amostra de um homem adulto apresentar os seguintes resultados:

a. CK: 152 U/L

b. CK-MB: 103 U/L

Resposta: o valor da CK-MB deve ser confirmado buscando-se verificar se há macromoléculas. Neste caso a amostra deve ser colocada em temperatura entre 56 e 60ºC para desnaturação das enzimas e posterior dosagem das macromoléculas. O resultado final será obtido subtraindo-se o valor das macromoléculas da dosagem inicial.

Nos casos em que não há redução de valores e, eliminada a possibilidade de interferência pela coleta (hemólise, p.ex.) deve-se, então, investigar a possibilidade de ocorrência de alguns tipos de cânceres.

3. O que é uma reação enzimática e qual a temperatura ideal para sua realização?

Resposta: a reação enzimática é uma reação onde há a participação de enzimas e permite que se visualize a quantidade de enzimas presentes a partir da velocidade da reação. Quanto mais enzimas, mais rápida será a reação. A temperatura ideal é a do corpo: entre 36,5ºC e 37ºC. Temperaturas maiores podem aumentar a reação ou até desnaturar as enzimas e temperaturas menores podem reduzir a atividade enzimática.

4. Quais as consequências da elevação da temperatura do soro para 60ºC para a dosagem de enzimas?

Resposta: desnaturação das enzimas. Elas ficam inutilizadas de forma irreversível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com