TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.478 Palavras (18 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 18
  1. Introdução

As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbónicas, e as orgânicas são as que possuem. As substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos, chamados de “funções inorgânicas”. São eles: ácidos, bases, sais e óxidos. As substâncias orgânicas são dívidas em hidrocarbonetos, funções halogenadas, funções oxigenadas e funções nitrogenadas e, do mesmo modo, os grupos são denominados “funções orgânicas

A maioria das pessoas quando ouve a palavra sal pensa no sal de cozinha. Mas, se você disser a palavra sal para um químico, ele provavelmente irá lhe perguntar de que sal você está falando. Pois o sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) é apenas um exemplo dessa enorme classe de substâncias.

É comum associarmos o sal à cor branca, porém, a verdade é que podemos encontrar esse composto nas mais variadas cores. O sal branco é o mais conhecido, afinal, é o famoso sal de cozinha, caracterizado como NaCI. Porém, podemos citar também exemplos de diferentes colorações, como é o caso do dicromato de potássio, que conta com cores avermelhadas, e o sulfato de cobre, nos tons de azul.

O exemplo que mais nos auxilia na definição dos sais é o próprio sal de cozinha, que também é uma composição gerada em laboratórios por meio do hidróxido de sódio e do ácido clorídrico. Esse sal é totalmente natural, já que o obtemos das salinas que fazem parte do meio ambiente. Dessa forma, podemos caracterizar os sais como produtos, ou melhor, resultados oriundos da reação de neutralização

  1. Objectivos

Gerais

Definir os ácidos, sais e bases.

Identificar os seus campos de aplicação

Específicos

Saber identificar métodos de obtenção dos sais, ácidos e bases

Saber nomear e chamar os sais, ácidos e bases

Identificar os métodos de obtenção, dos sais, ácidos e bases

  1. Acidos

Existem várias definições para ácidos, das quais a mais utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, libertando iões H+ (ião hidrogénio).

Um exemplo é o ácido clorídrico (HCl), que se decompõe em:

HCl ---› H+ + Cl-

Alguns anos mais tarde, em 1923, Brønsted descreve, numa definição mais geral, a ideia de que ácido é uma substância que se comporta como um dador de protões (iões H+). Assim, esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com esta definição, são denominadas ácidos de Bronsted.

O químico Americano G.N. Lewis, formulou uma definição mais geral, que, segundo ele, um ácido é uma substância susceptível de captar um par de eletrões.

Apesar da definição de ácidos e bases de Lewis ter uma grande importância devido à sua generalidade, quando normalmente falamos de um ácido ou de uma base, estamos a referir-nos à definição de Brønsted. O termo "ácido de Lewis" é usualmente reservado para substâncias que podem aceitar um par de eletrões, mas que não contêm átomos de hidrogénio ionizáveis.

Moléculas de ácido na água dissociam-se em iões H+ e iões com carga negativa. Assim o elemento hidrogénio é o radical funcional dos ácidos. O ião H+, que é comum em todas as soluções acidas, e a partícula responsável para as propriedades comuns dos ácidos. Os radicais de ácidos são diferentes para cada ácido. Deste modo, os ácidos representam-se pela seguinte fórmula geral:

HnA-n    Onde: n= no  de Hidrogénio, A= Radical negativo de valência –n.

No nosso dia-a-dia conhecemos alguns ácidos: Acido Sulfúrico, acido clorídrico fosfórico e acido nítrico.

  1. Classificação dos ácidos

A classificação dos ácidos é realizada a partir de vários critérios diferentes, que variam desde a presença ou não de oxigénio até a medida da capacidade de ionização em água.

Os ácidos estão muito relacionados com o cotidiano das pessoas, seja no ramo profissional ou no pessoal. Suas características gerais são sabor azedo, estado líquido e ionização em água. Esses aspectos estão muito relacionados com a classificação dessas substâncias, por isso é muito importante conhecê-la.

A classificação dos ácidos envolve um grupo amplo de critérios. São eles:

  • Volatilidade;
  • Estabilidade;
  • Grau de oxigenação;
  • Grau de hidratação;
  • Número de hidrogênios ionizáveis;
  • Força.

a) Volatilidade

Volatilidade é o termo utilizado para dizer que um determinado material líquido apresenta facilidade em passar para o estado gasoso por ter um ponto de ebulição baixo. Em relação a esse critério, os ácidos são classificados da seguinte forma:

  • Voláteis: ácidos com baixo ponto de ebulição que passam facilmente para o estado gasoso.
    Exemplos: HCl, HBr e HClO4.
  • Fixos: ácidos com altos pontos de ebulição que, portanto, não passam facilmente para o estado gasoso. 
    Exemplos: H3PO4, H2SO4 e H3BO3.

b) Estabilidade

O termo estabilidade refere-se à capacidade de uma substância de não se decompor, ou seja, não se transformar em outras substâncias de forma espontânea. Em relação a esse critério, os ácidos são classificados da seguinte forma:

  • Estáveisácidos que não sofrem decomposição em condições ambientes.
    Exemplos: HCl, HIO4, H2SO4,...
  • Instáveis: ácidos que sofrem decomposição em condições ambientes.
    Exemplos: H2CO3, H2S2O3 e H2SO3.

c) Grau de oxigenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (342.5 Kb)   docx (591.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com